A manifestação contra uma posição politica é livre e sem repressão no Brasil, fato este que manifestantes vão para se manifestar sem ao menos saber contra quem e o que estão se posicionando, isto acontece em várias partes do Brasil, e aqui em Caaguases algumas manifestantes nem ao menos souberam me dizer o que foi o regime fascista na Itália, um regime que tinha como lider Benito  Mussolini, o palhaço da Itália, morto logo após o termino da segunda guerra mundial por Conde di Pietro, que o pendurou em um posto de gasolina juntamente com Claretta Petacci sua amante,.
Hoje o Fascismo é proibido em várias partes do mundo, uma ideologia morta.
Não se esqueçam de que Getúlio Vargas era fascista amigo de Adolfo Hitler .
                                             Manifestação contra quem ? E contra o que.

O que é Fascismo:

Símbolo do FascismoFascismo é um regime autoritário criado na Itália, que deriva da palavra italiana fascio, que remetia para uma "aliança" ou "federação".
Originalmente o fascismo foi um movimento político fundado por B. Mussolini em 23 de Março de 1919 e no seu início era composto por unidades de combate (fasci di combattimento).
O fascismo foi apresentado como partido político em 1921. Desde essa altura, a palavra "fascista" é usada para mencionar uma doutrina política com tendências autoritárias, anticomunistas e antiparlamentares, que defende a exclusiva autossuficiência do Estado e suas razões. Trata-se de um movimento antiliberal, que atua contra as liberdades individuais.
O fascismo é diferenciado das ditaduras militares porque o seu poder está fundamentado em organizações de massas e tem uma autoridade única. Os seus membros são na sua grande maioria provenientes da classe operária e da pequena burguesia rural e urbana, ou seja, dos ameaçados pelos fortes intervenientes do grande capital e do sindicalismo comunista.
Quando o fascismo se estabelece no poder, aceita a presença do grande capital e se impõe de forma disciplinadora, impedindo que as organizações operárias defendam a luta de classes (sindicatos, partidos políticos).
O fascismo é caracterizado por uma reação contra o movimento democrático que surgiu graças à Revolução Francesa, assim como pela furiosa oposição às concepções liberais e socialistas.
O termo fascismo passou a ser usado para englobar tanto os regimes diretamente ligados ao eixo Roma-Berlim e seus aliados, como os sistemas de autoridade que atribuíam ao estado funções acima daquelas que as democracias lhe entregavam. É o caso das referências ao "fascismo" espanhol, brasileiro, turco, português, entre outros.
Em 1945, com a queda dos principais estados fascistas e com a divulgação das atrocidades cometidas, o movimento fascista perdeu possibilidades de grandes mobilizações. Apesar disso, alguns grupos minoritários se mantiveram nos antigos estados fascistas (neofascismo).

Fascismo na Itália

O fascismo teve a sua origem na situação de crise gerada após a I Guerra Mundial e no crescimento absorvente do movimento comunista. Revoluções, guerras civis e crises econômicas conduziram a Itália (e outros países como a Romênia, Turquia, Áustria e Alemanha) à formação de grupos fascistas.
Na Itália, Mussolini, antigo socialista e militar, ocupou o poder depois da "marcha sobre Roma" no dia 28 de Outubro de 1922. A câmara outorgou plenos poderes ao duce e os fascistas ocuparam, pouco a pouco, os postos chave do estado. O deputado socialista Matteoti denunciou a corrupção e violência fascistas, tendo sido assassinado pouco depois. A oposição abandonou o parlamento e Mussolini aproveitou a crise para estabelecer, em Janeiro de 1925, um estado totalitário, que proibiu os partidos políticos e os sindicatos não fascistas.
Através do Pacto de Aço (25 de Maio de 1939), o duce se aliou à Alemanha nacional-socialista, levando a Itália a intervir na II Guerra Mundial.

Fascismo e Nazismo

Apesar de muitas vezes serem vistos como sinônimos, o fascismo e nazismo têm diferenças. O nazismo é frequentemente contemplado como uma forma de fascismo, mas o movimento nazista identificou uma raça superior (raça ariana), e tentou eliminar outras raças, para criar prosperidade para o Estado.
A semelhança entre estes dois regimes é que obtiveram grande popularidade entre os elementos da classe operária, porque criavam medidas de apoio para eles.




Postar um comentário:

9 comments:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá meu companheiro realmente eu não devo saber ao certo o que significa o vocábulo Fascismo. Realmente...
    Se algum leitor tiver curiosidade em saber de meu currículo, meu percurso acadêmico, enfim, mas você é claro, sabe disso não é, inclusive deve constar em sua lista de conhecimento minha data de defesa do mestrado e doutorado, há tbm tem conhecimento de meus livros e artigos nacionais e internacionais.
    Claro vc sabe de TDS esses produtos de minha caminhada acadêmica..;
    Enfim, não foi dessa vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talves sua formação acadêmica não é a área de ciência politica, eu estudei em escola alguma, falo três idiomas, li 2 mil livros sobre ciências politicas, tenho 3 mil livros em minha casa a minha disposição para pesquisa a hora que eu precisar, tenho leitura dinâmica leio um livro por dia, e não preciso de professor, tenho inteligência superior, sou auto-didata .

      Excluir
    2. O seu blog é bem a sua cara!!! Senhor auto didata!!!

      Excluir
  3. Talvez o senhor não saiba que plágio é crime. A segunda parte do seu texto foi completamente retirado do seguinte site: https://www.significados.com.br/fascismo/
    O senhor não citou a sua fonte. Que tal escrever um texto com suas palavras? O senhor não é tão inteligente? Incentivo muito meus alunos do ensino fundamental a fazerem isso e dou zero nos trabalhos copiados da internet, como o seu por exemplo.Vamos parar de copiar o texto do coleguinha?
    O significado do fascismo, principalmente sua associação com o autoritarismo e a aproximação com o Bolsonaro, estava claro para @s manifestantantes. Usar argumento de autoridade (caso o senhor saiba o que é isso) é tipico de pessoas idiotas que não sustentam a qualodade de sua fala ou escrita pela qualidade de seus argumentos. Seu texto é ruim. E mais da metade dele é copiado de outro site da internet sem as fontes devidamente citadas.
    Outra coida, o senhor pediu autorização para usar as fotos dessas mulheres? Usar imagem alheia sem autorização pode dar um bom processo.
    Se o senhor estudou tanto, sugiro, sinceramente, estudar mais. No sei caso vejo que quantidade de leitira não significa qualidade na escrita e análise. Desqualificar um movimento popular nacional do tamanho do que foi o #EleNão, que já chamamos de primavera feminista, dizendo que as mulheres não sabiam o que era feminismo é de uma idiotice sem tamanho. Uma analista político, que leu centenas de livro como o senhor disse ter lido, certamente estaria fazendo uma análise mais séria do momento histórico, social e político que estamos vivendo. Engula a nossa primavera feminista maravilhosa de hoje. Ainda estamos em êxtase. Fique com mais um #EleNão #EleNunca

    ResponderExcluir
  4. Agora entendi, o senhor nao estudou em escola alguma, faz todo sentido.

    ResponderExcluir
  5. Pelo visto fiz uma boa escolha ao não te ceder entrevista. Se seu interesse era já oferecer informações tendenciosas, narcisistas, não precisava ter nos atrapalhado enquanto estavamos manifestando nosso pensamento. Bastava editar essa matéria como fez, atraves de plágio.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Hummmmm olha as revoltadinhas
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Bolsonaro 17


    ResponderExcluir

Celso Medeiros Maximus. Tecnologia do Blogger.

Prefeito cria lei injusta e vereadores aprovam .

  LEI Nº 5.035, DE 26 DE JUNHO DE 2024. Institui, no âmbito do município de Cataguases, agratificação de incentivo aos indicadores de Desemp...

Arquivo do blog

Pesquisar este blog

Translat

A

Paginas

Sobre