A Médica e Vereadora Dra- Maria Ângela Girardi entrega relatório final da CEI da Saúde de CATAGUASES-MG.


CÂMARA MUNICIPAL DE CATAGUASES COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO


CÂMARA MUNICIPAL DE CATAGUASES COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO RELATÓRIO FINAL COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO MOTIVAÇÃO: AVERIGUAR POSSÍVEIS IRREGULARIDADES NA SAÚDE DO MUNICÍPIO DE CATAGUASES - MG. PRESIDENTE: VEREADORA DRª MARIA ÂNGELA GIRARDI RELATOR: SGT JORGE ROBERTO SILVA ALVES MEMBRO: HERCYL SUHURT SALGADO. CATAGUASES/MG 31/01/2020 CÂMARA MUNICIPAL DE CATAGUASES COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO FINALIDADE: Averiguar possíveis irregularidades na saúde do Município de Cataguases – MG. SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO 2. REQUERIMENTO DE Nº 108/2019 DATADO DE 05 DE AGOSTO DE 2019 (INSTITUI A COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO – CEI) 3. RESOLUÇÃO Nº 23/2019 CONTENDO DESIGNAÇÃO DOS MEMBROS DA COMISSÃO 4. REQUERIMENTO CONTENDO A PRORROGAÇÃO DE PRAZO PARA CONCLUSÃO DOS TRABALHOS 5. RESOLUÇÃO Nº 26/2019 PRORROGA O PRAZO DE FUNCIONAMENTO DE COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO 6. COMPOSIÇÃO DA CEI 7. CRIAÇÃO DA CEI 8. VIGÊNCIA DA CEI 9. INTRODUÇÃO 10. SINTESE DOS TRABALHOS 11. ENCAMINHAMENTOS CÂMARA MUNICIPAL DE CATAGUASES COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO APRESENTAÇÃO O presente relatório tem por finalidade elencar todos os pontos em questionamentos contidos no Requerimento de Nº 108/2019 de constituição da CEI, sendo certo que, dentro das prerrogativas de legisladores, o vereador tem o dever e a obrigação de avaliar, buscar, compreender, entender e propor soluções para atender aos clamores da população. O tema SAÚDE é sem dúvida alguma de extrema importância para nossos munícipes bem como para toda a sociedade brasileira que clama a cada dia por uma qualidade de vida melhor. Este foi um trabalho que demandou disponibilidade integral e muita dedicação por parte dos membros da CEI, sempre em busca de informações e dados para que se chegasse a um resultado que pudesse sinalizar melhorias e satisfação para todas as partes envolvidas, em especial a população cataguasense. No dia a dia da Comissão, em seus 180 dias de vigência, foram realizadas deliberações tais como reuniões, visitas in-loco, oitivas, ajuda técnica profissional, requerimentos, encaminhamento de oficios de solicitação de documentos e informações pontuais, análise documental, audiência pública dentre outros. Finalizados os trabalhos, decidimos pela remessa do presente Relatório, para providências por parte dos órgãos e autoridades competentes. Ressalta-se que todo o trabalho de apuração e conclusão feito pela Comissão, foi desenvolvido com lisura, transparência, responsabilidade e total independência. A constituição e funcionamento da CEI obedeceram a todo rito desta Casa Legislativa, às leis e normas vigentes,seguindo portanto, todos os trâmites legais. Que a Administração Municipal possa se nortear através deste incansável trabalho, no urgente e necessário aprimoramento dos serviços públicos prestados em Cataguases no que tanje a saúde de nossos munícipes. CÂMARA MUNICIPAL DE CATAGUASES COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO COMPOSIÇÃO DA CEI Membros Titulares: • Maria Ângela Girardi (Presidente) • Jorge Roberto Silva Alves (Relator) • Hercyl Suhurt Salgado (Membro) DA CRIAÇÃO DA CEI A Comissão Especial de Inquérito foi instituída tendo por base o Requerimento datado de 05 de Agosto de 2019, sendo autores os vereadores: Drª Maria Ângela Girardi, Jorge Roberto Silva Alves, Hercyl Suhurt Salgado e Carlos Alberto Silva Barbosa. Pela Resolução n° 23/2019, de 21 de Agosto de 2019, publicada no Diário Oficial do Município de Cataguases, em 25 de Agosto de 2019, foi instituída a CEI, composta por 3 (três) membros titulares, obedecida a proporcionalidade partidária. VIGÊNCIA DA CEI Data do Requerimento: 05 de agosto de 2019 Data da Instituição da CEI – Comissão Especial de Inquérito – Resolução n° 23/2019 – 07/08/2019, com prazo de 90 (noventa) dias prorrogáveis, a pedido. Resolução nº 26/2019 de prorrogação de prazo de 90 dias, a contar de 05 de novembro de 2019 com vencimento em 02 de fevereiro de 2020. Data da Apresentação do Relatório Final: 04/02/2020. CÂMARA MUNICIPAL DE CATAGUASES COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO INTRODUÇÃO A Comissão Especial de Inquérito (CEI) – Saúde composta de Presidente (doutora Maria Ângela), relator (vereador Sargento Jorge Roberto) e membro (Hercyl Netto) foi instaurada no dia 05 de agosto de 2019 com prazo de duração de 90(noventa) dias tendo sido solicitada a prorrogação por igual prazo, em 29 de outubro de 2019. Ao todo, foram 6(seis) meses de trabalho visitando diversas unidades de saúde. As reuniões da comissão eram previamente agendadas. Um trabalho extenso e complexo. Funcionários, coordenadores de setores, procurador, coordenadores executivos, secretários de saúde, de administração e de obras somando ao todo, 74 trabalhadores que trabalham direta ou indiretamente na saúde municipal em 74 oitivas e que foram interpelados quanto a situação da saúde em seus respectivos locais de trabalho. Também foram importantes os dados coletados nas duas audiências públicas realizadas na Câmara Municipal nos dias 07 de agosto de 2019 com o tema Saúde Primária e Secundária no Município de Cataguases e 30 de outubro de 2019, com o tema Atenção Terciária - Hospital de Cataguases. Os encontros aconteceram ora, nos próprios locais de trabalho dos servidores ora, na Câmara Municipal de Cataguases. Foi solicitado à mesa diretora da Câmara Municipal de Cataguases a contratação de técnico especializado que pudesse acompanhar os trabalhos com a finalidade de apoiar o estudo de movimentações e utilização de recursos nas contas bancárias. Contamos com as presenças da Coordenadora do Legislativo Mairy de Lourdes Martins Andrade e da assessora Michelle Rodrigues de Oliveira que foram muito importantes no resultado desse trabalho pois atuaram com destreza, dedicação e profissionalismo. A CEI-Saúde teve como objetivo averiguar possíveis fraudes e irregularidades que porventura pudessem estar ocorrendo no município de Cataguases- MG. Essa CEI também objetivou contribuir para o chamado “diagnóstico da situação” CÂMARA MUNICIPAL DE CATAGUASES COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO que consiste em identificar os problemas, formular hipóteses explicativas para os problemas selecionados e definir algumas prioridades. Assim, essa CEI poderá contribuir em última instância, para a resolução de problemas pois através de análises pormenorizadas das oitivas, dos documentos recebidos e das respostas aos requerimentos entendemos que esse relatório possa também servir para auxiliar a gestão no direcionamento a uma saúde com mais qualidade em nosso município. A limitação do fator tempo, as dificuldades oriundas devido ao período de recesso do final de ano de muitos trabalhadores da saúde impediram que o trabalho se estendesse em maior amplitude. Essa CEI passará à Comissão de Saúde da Câmara Municipal que, por sua vez, protocolará nesta casa as indicações com sugestões de diretrizes, que entende serem necessárias, para serem encaminhadas à Secretaria de Saúde Municipal em nome da Sra. Daniela Rezende Coelho representando o Poder Executivo Municipal .É claro que haverão de passar pelo crivo dos verdadeiros gestores que ora, ocupam o poder executivo. SINTESE DOS TRABALHOS CAPÍTULO l – DAS AÇÕES E SERVIÇOS DA SAÚDE l - CONSIDERAÇÕES GERAIS : Podemos tecer algumas considerações ao analisarmos o Relatório Anual de Gestão de 2018 (RAG 2018) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Os dados demográficos estimados pelo Ministério da Saúde (MS) para o município de Cataguases revelam 74.168 habitantes constituídos por 50,3% de mulheres e 49,7% de homens. Na faixa etária de 50 anos e mais, representa aproximadamente 30% da população total, com expectativa de crescimento ao longo dos anos, representando demanda crescente e constituindo desafio para CÂMARA MUNICIPAL DE CATAGUASES COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO os serviços de saúde local. O número de nascimentos de mães residentes em Cataguases manteve-se constante entre os anos 2013 e 2017. Com relação aos dados de morbidade hospitalar entre 2015 e 2019 (para 2019 os dados são parciais e cumulativos referentes de janeiro a 22 de agosto) observamos que as doenças do aparelho circulatório continuam liderando o ranking das principais causas de internação seguidas das doenças respiratórias. Chama a atenção as internações por lesões e envenenamentos e algumas outras consequências de causas externas, como terceira causa de internação. Com relação aos dados de mortalidade por grupo de causas em Cataguases, as doenças do aparelho circulatório constituem a principal causa de morte seguida pelas neoplasias e doenças do aparelho respiratório. “Esses dados de morbimortalidade apresentados reforçam a necessidade de diretrizes, já amplamente divulgadas pelos estudos técnicos, de se investir na Atenção Primária à Saúde com ações de prevenção, promoção de saúde com incentivo a adoção de hábitos e estilo de vida saudáveis disponibilizando a educação em saúde à toda a população de Cataguases “ (RAG 2018). Dos 959 trabalhadores do SUS cerca de 550 estão vinculados à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Os demais profissionais trabalham nas unidades prestadoras dos SUS dentre elas o Hospital de Cataguases (HC). Sobre os indicadores financeiros, o município obteve maior parte de suas receitas oriundas da União e outras esferas governamentais com transferências de recursos na ordem de 92,09%. As transferências para a saúde representaram 25,79% do total dos recursos transferidos para o município. O município fez um repasse total de 28,47% para instituição privada sem fins lucrativos. CÂMARA MUNICIPAL DE CATAGUASES COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO Foram aplicados 29,49% no ano de 2018 de recursos próprios da PMC nas ações e serviços de saúde (o limite mínimo exigido pela EC29/2000 é de 15%). O Estado de MG não vem efetuando seus repasses em tempo hábil. O Estado deve à PMC R$ 21.818.689,32 (vinte e um milhões, oitocentos e dezoito mil, seiscentos e oitenta e nove reais e trinta e dois centavos) sendo que o total de, aproximadamente R$10.777.969,07 ( dez milhões setecentos e setenta e sete mil, novecentos e sessenta e nove reais e sete centavos) à saúde, conforme estudo realizado pelo CONSEMS (Conselho das Secretarias Municipais de Saúde) valor atualizado em 05/ 11/ 2019. Essa crise econômica advinda nas três esferas de governo e o sub financiamento da saúde bastante prejudicam o alcance de metas programadas. Nesse contexto é indispensável uma gestão em excelência, competente, responsável e consciente para que os recursos deficitários sejam melhor aplicados e as prioridades não se apresentem distorcidas. O gestor tem o dever de dispender esforços para garantir ao máximo, uma saúde de qualidade para seu município. O Município de Cataguases tem repetido o não alcance de metas de alguns indicadores na Pactuação Inter-federativa, com destaque para as metas referentes às coberturas vacinais. Também nos é preocupante o crescimento expressivo, nos últimos três anos dos indicadores de mortalidade -: a falta de planejamento de ações preventivas, a desativação dos comitês de mortalidade materna e infantil, a ausência de um efetivo Programa de Planejamento Familiar aliados à dificuldade de contratação de profissionais especialistas são fatores causais importantes. Ressaltamos o fato de que, no exercício de 2018 a SMS passou pela gestão de três Secretários Municipais de Saúde. Outro destaque é que, apesar de vários projetos arquitetônicos terem sido aprovados a nível estadual, como exemplo as UBSs da Granjaria, Guanabara, Vista Alegre, ainda seguem os desafios de reformas, ampliações e construções das unidades básicas tão necessárias por anos consecutivos e CÂMARA MUNICIPAL DE CATAGUASES COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO ao mesmo tempo, tão relegadas por governos sucessivos passados e que dão o tom da importância real do tema saúde para o poder público. Por outro lado, existem medidas simples, de fácil execução e que não exigem recursos financeiros importantes e que também não são implementadas, demonstrando os maus-tratos com a atenção à saúde do município e constatadas por essa CEI em visita in loco às unidades de saúde do município. Nesse sentido podemos citar: fiações elétricas e tubulações de água sem proteção; fios elétricos conectados com auxílio de esparadrapos ; armários e pés de mesas de exame apresentando ferrugem e em mal estado de conservação, proporcionando insegurança e risco de quedas aos usuários; equipo odontológico de algumas unidades necessitando de manutenção; algumas unidades sem escada de dois degraus e sem negastocópio; ausência de botas de borracha, de luvas grossas de borracha de cano longo, de aventais impermeáveis para limpeza dos ambientes, extintores de incêndio, lixeiras sem tampa acionada por pedal ou não funcionando, cadeiras com rasgo no estofado, armários e balanças enferrujados, unidades com guarda de produtos e utensílios de limpeza dispostos de forma desorganizada são exemplos que se pulverizam nas unidades de saúde e que dão o toque de desprezo do poder público com a saúde da população cataguasense além de gerarem insatisfação ao trabalhador da saúde. ll - INDICAÇÕES E JUSTIFICATIVAS: HOSPITAL DE CATAGUASES (HC): Indicação: Devido à complexidade em se adentrar à Instituição, bem como a dificuldade técnica de se avaliar o emprego dos recursos federais nos serviços de Média e Alta Complexidade (MAC) essa Comissão encaminhará uma sugestão de auditoria do estabelecimento Hospital de Cataguases ao DENASUS (Departamento Nacional de Auditoria do SUS) do Ministério da Saúde (MS). CÂMARA MUNICIPAL DE CATAGUASES COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO Justificativa: O pedido desta auditoria baseia-se em reuniões da Comissão CEIsaúde com a atual mesa diretora da Instituição HC que também concorda com a necessidade de uma auditoria transparente, colocando-se à disposição para atender aos questionamentos de órgãos competentes. Além disso, a presidente desta comissão (CEI –Saúde) participou de reuniões com o Conselho Municipal de Saúde que nos relatou ter oficializado um pedido de auditoria daquele nosocômio. É mister destacarmos que, membros dessa CEI tiveram participação ativa em duas audiências públicas na Câmara Municipal de Cataguases em 2019 que trataram do tema saúde, uma delas com presença de todos os municípios da microrregião de Cataguases e participantes da Rede de Urgência e Emergência (RUE) com pactuações, junto ao HC. Foram vários os diagnósticos das fragilidades do HC, relatados em audiência pública e em reuniões do conselho municipal onde estiveram presentes os membros dessa CEI: o não cumprimento de metas de contratualização, o preenchimento inadequado das guias de transferência pelo SUS-FÁCIL ocasionando dificuldade nos trâmites, baixa qualificação dos profissionais da RUE; alta rotatividade e falta aos plantões desses profissionais; a não adoção de protocolos clínicos pelos plantonistas , ausência de capacitação continuada dos funcionários que atendem a RUE, fatores esses com forte fator causal ocasionado pela falta de pagamento dos plantonistas, por meses repetidos. Ainda sobre o tema Hospital de Cataguases essa CEI fez um requerimento (nº03 / 2019) ao atual Deputado Estadual cataguasense Fernando Pacheco para esclarecimentos, junto ao governo do Estado de Minas Gerais o porquê de não ter havido nenhum investimento do Estado de MG para o HC para obras, bem como a não realização da “ construção de um pronto-socorro e de uma nova UTI adulto e neonatal nas dependências do estabelecimento do HC” visto que, em outubro de 2013, o então governador (Sr.  Antonio  Anastasia) acompanhado do então secretário de Saúde Estadual Antônio Jorge de Souza Marques, assinaram (em meio a fotos, reportagens e vídeos amplamente divulgados) “o termo de convênio entre o HC e o governo do Estado “ o qual previa investimento e a construção dos equipamentos acima relatados. Foi solicitado também junto CÂMARA MUNICIPAL DE CATAGUASES COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO à Secretaria do Estado de Saúde de MG (SSEMG) “uma cópia do referido convênio celebrado entre o HC e o Governo do Estado”. Para nossa surpresa, a SSEMG enviou a este deputado a resposta em 16/09/2019 de que “ não há possibilidade de enviar-te cópia do referido Convênio nem fornecer-te mais informações pois, segundo a SES-MG este documento não existe” (o negrito é da própria resposta do requerimento do deputado Fernando Pacheco a esta comissão). Isto é, não existiu e não existe nenhum convênio firmado para as obras em questão. Tais documentos estão em poder dessa comissão para serem entregues a órgãos superiores, junto a esse relatório. “CARROS DE APOIO” DOS DISTRITOS Indicação: intervir na melhoria das condições dos “carros de apoio” e de seus condutores Justificativa: a Lei 3747/ 2009 que “autoriza o Poder Executivo a repassar mensalmente para os Conselhos de Desenvolvimento Comunitário do Município de Cataguases o valor de R$ 1.000,00 (hum mil reais) para cada conselho e dá outras providências”, precisa ser analisada sob dois aspectos: o valor a ser repassado e a mudança do termo “ambulâncias” para “carros de apoio”. Essa CEI entende que deve se dar um melhor apoio às comunidades distritais, cujos responsáveis em transitar com os “carros de apoio” têm que arcar com as manutenções dos mesmos. São verdadeiros trabalhadores sem o devido reconhecimento. Enfrentam chuvas, estradas muito malconservadas e inclusive, tendo que estar de sobreaviso para os atendimentos da noite, finais de semana e feriados. Para os atendimentos de urgência e emergência é necessária a presença do SAMU e toda a equipe desse serviço, na forma estipulada por lei. Em casos não emergenciais, o atendimento é realizado pelos “carros de apoio”. Essa CEI também recomenda que a SMS, junto a seu jurídico normatizem esse atendimento, de forma igualitária para todos os distritos, inclusive dando ênfase a necessidade dos pré-agendamentos das viagens visando otimizar tempo e recursos para o trabalho desses colaboradores. CISUM (Consórcio Intermunicipal de Saúde União da Mata) CÂMARA MUNICIPAL DE CATAGUASES COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO O CISUM é mantido através da Cooperação dos Municípios de Argirita, Astolfo Dutra, Cataguases, Dona Euzébia, Estrela Dalva, Itamarati de Minas, Leopoldina, Pirapetinga, Recreio, Santana de Cataguases, Santo Antônio do Aventureiro, Volta Grande. Considerações gerais: ´ Cataguases pertence ao quadro de municípios atendidos pelo CISUM - rede prestadora de Serviços ao SUS. De acordo com resposta de requerimento a essa CEI foram realizados um total de 17.119 procedimentos e investida a quantia de R$ 1.313.412,18 no período de 02/01/2017 a 02/12/2019. De forma oportuna , faremos uma consideração sobre os atendimentos no CEAE (Coordenação Estadual de Atenção Especializada) que também atende o município de Cataguases e que contribuiu com os números a seguir dispostos: no ano de 2017 foram 765 procedimentos, em 2018 foram 1123 procedimentos e em 2019 (até 30/11/2019) foram 2648 procedimentos. Atenção especial ao número realizado de mamografias bilaterais para rastreamento: 70 exames (em 2017), 273 exames (em 2018) e 1129 exames, em 2019 (até a data de 30/11/2019), sem custos para o município. Em 22/01/2020 o valor total de dívida da PMC com o CISUM somava R$ 217.655,73 divididos nos seguintes contratos que são três (3): a) Produção de serviços (serviços médicos, consultas, procedimentos e exames) dívida no total de R$84.203,12 (6 meses de dívida: julho/agosto/set/out/nov/dez) b) Rateio (contrato de rateio, médicos): dívida de R$ 98.781,28 (4 meses de dívida: set/out/nov/dez) e c )SETS (transporte) R$ 9.087,12. Nenhum dos 12 municípios que fazem parte da rede apresenta falta de pagamento com esse consórcio por mais de dois meses, na data atual. Dois desses municípios nada devem, cinco deles devem 1 mês de produção e CÂMARA MUNICIPAL DE CATAGUASES COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO somente 1 deve dois meses de rateio. O CISUM tem preços módicos e, interromper o atendimento pelo consórcio não tem justificativa. Entendemos até que a produção possa ser aumentada pois existem cidades de menor porte populacional com 4 vezes mais produção do que Cataguases. A situação piora quando se constata que, em nosso município de Cataguases, cerca de 240 cirurgias eletivas deixaram de ser realizadas (estavam previstas para serem realizadas, até o final do ano). De acordo com resposta de requerimento em 07/11/2019 a secretária de saúde informou que foram realizadas 6 cirurgias até aquela data e foram liberadas mais 10. O motivo alegado foi “falta de pagamento do CISUM e, portanto, os pacientes não puderam fazer o risco cirúrgico”. Além disso, devido à falta de pagamento do CISUM houveram “desperdícios” de exames pré-operatórios que já foram realizados e terão de ser novamente realizados (pois o tempo adequado máximo da validade dos mesmos é até 2 meses antes das cirurgias que não puderam acontecer devido à falta de consulta pré-anestésica realizada por médico pertencente ao quadro do CISUM). Somase a isso, o fato de os pacientes que necessitam ser submetidos às cirurgias estarem vulneráveis a complicações advindas do retardamento das mesmas. Essas complicações aconteceram em alguns pacientes nos últimos 3 meses, sendo que, uma das pacientes precisou ser transferida com urgência e risco de vida, para outro município. Outra consequência nefasta do não pagamento do CISUM é o aumento da probabilidade do número de judicializações em saúde. Em 2017 os gastos foram R$ 638.264,10 ; em 2018 os gastos com judicialização somaram R$ 337.911,62; em 2019, R$ 316.126,20 e o valor estimado para realização das despesas com a judicialização para o ano de 2020, aprovado na LDO (Lei das Diretrizes Orçamentárias Municipal) é de R$ 580.000,00 . Indicação: nunca interromper o pagamento ao Consórcio Intermunicipal de Saúde (CISUM) Justificativa: “conforme decisão da Assembleia Geral de CÂMARA MUNICIPAL DE CATAGUASES COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO Prefeitos do referido convênio haverá interrupção dos atendimentos quando os municípios consorciados estiverem inadimplentes “ gerando interrupção de toda a rede de atenção à saúde e consequente gastos imensuráveis pelo poder público municipal com aumento considerável dos gastos na judicialização, além de expor a população cataguasense a riscos graves de saúde. EQUIPES ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF) Indicação: ampliação do serviço de saúde bucal de modo a atender a 100% da população adscrita em cada território. Justificativa: O poder público deve aproveitar, de maneira incessante todo o investimento e estímulo do MS na ampliação dos serviços. Indicação: fortalecer a estratificação de risco. Justificativa: Nas oitivas foram percebidas irregularidades em relação a essa estratégia que tão bem poderia estar atendendo a população. A estratificação de risco é um dos principais mecanismos de parametrizar e conhecer a comunidade em relação às doenças crônicas que mais acometem a população, tais como a hipertensão e o diabetes. Essa política é uma das principais das abordadas nas linhas-guia disponibilizadas pelo MS pois é através dessa ferramenta que há a possibilidade de se planejar ações de prevenção e promoção à saúde. No entanto, foi iniciada há pouco tempo a construção dessa estratificação esta, por sua vez incentivada pela Gerência Regional de Saúde de Leopoldina, ou seja foi necessária uma intervenção externa para iniciar algo tão intrínseco à estratégia saúde da família. Indicação : estímulo da implantação de reuniões semanais e capacitação entre os membros das ESFs Justificativa: essas reuniões induzirão ações como: discutir casos vividos pela comunidade, implantar um atendimento interdisciplinar eficaz, realizar troca de experiências, sistematizar e revisar rotinas quanto à sua efetividade no território etc. As capacitações deverão ser adaptadas à evolução do conhecimento e à identificação de novos riscos e incluem: dados disponíveis sobre os riscos potenciais à saúde; medidas de CÂMARA MUNICIPAL DE CATAGUASES COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO controle que minimizem a exposição aos agentes; normas e procedimentos de higiene; utilização de equipamentos de proteção coletiva, individual e vestimentas de trabalho; medidas para a prevenção de acidentes e incidentes; medidas a serem adotadas pelos trabalhadores no caso de ocorrência de acidentes e incidentes e temas específicos de acordo com a atividade desenvolvida pelo profissional. Indicação: remanejamento dos motoristas para as visitas domiciliares. Justificativa: a Atenção Básica dispõe de carros próprios, porém não há motoristas para atender as necessidades das equipes. Sendo assim, os próprios enfermeiros, médicos e demais profissionais dirigem os veículos. Muitos servidores deixam de utilizar o veículo da atenção básica pelo simples fato de terem receio de acontecer algo quando no controle da direção gerando, não raras vezes, desamparo na atenção domiciliar, além de se configurar “dupla função” desses profissionais e suas repercussões CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS) Indicação: melhorias para otimizar atendimentos no CAPS. Justificativa: de acordo com resposta a requerimentos, visita in loco e através de relatos em audiência pública foi constatado a necessidade de formação continuada dos profissionais; melhoria da infraestrutura como ar condicionado, veículo para visitas (domiciliares, nos leitos de Saúde Mental etc.), material de consumo para oficinas terapêuticas, contratação de alguns profissionais pendentes. VIGILÂNCIA EM SAÚDE (ENDEMIAS, VIGILÂNCIA SANITÁRIA, VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA e COORDENAÇÃO DE IMUNIZAÇÃO) Essa CEI identificou recursos estagnados em conta sem movimentação, há anos, no total de R$122.484,85 (cento e vinte e dois CÂMARA MUNICIPAL DE CATAGUASES COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO mil, quatrocentos e oitenta e quatro reais e oitenta e cinco centavos), em novembro de 2019 para o “Fortalecimento VGS”. As coberturas vacinais no município de Cataguases necessitam atingir números aceitáveis e homogêneos para o controle de doenças de importância pois a situação atual da meta encontrada no RAG 2018 é de 66,7% da meta a ser alcançada. Indicação : Ações para melhoria dos indicadores de vacinação em índices repetidamente deficitários em nossa cidade : Os recursos financeiros parcos não contribuirão, de forma mais emergencial para o aumento do número de salas de vacinas mas outras medidas de menor valor financeiro/ orçamentário são relatadas : intervir, de forma incisiva na digitação regular dos boletins de doses aplicadas das vacinas, ativar salas de vacinas existentes mas não funcionando como a de Cataguarino no sentido de melhorar a cobertura vacinal. Manter os recursos humanos necessários para o cumprimento da rede de imunização (funcionárias antigas aposentando), capacitação das ESF quanto ao calendário de vacinação e atualizações constantes do mesmo em período de epidemias, melhorar o espaço físico da atual sala de vacinação da policlínica. Em resposta a requerimento nº 23/ 2019, foi relatado que “tem-se realizado horários estendidos em períodos pontuais; vacinação em Instituições de Ensino Público e Privado; atendimento a empresas por motivo de risco de acidentes com materiais pérfuro-cortantes ou contaminação com material biológico; vacinação em creches e lar temporário de idosos; postos volantes nas ESFs, sem sala de vacinação com agendamentos previamente divulgados. De acordo com resposta de requerimentos, atualmente as salas de vacina do município estão localizadas na Policlínica (que tem dupla função, sendo como Núcleo Aplicador e Distribuidor com Rede de Frio), ESFs Granjaria, Bandeirantes, Paraíso, Leonardo, Vista Alegre. Demandas relatadas: a) Policlínica : CÂMARA MUNICIPAL DE CATAGUASES COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO não possui sala de espera e a sala de triagem é pequena. A sala de aplicação possui um ar condicionado e uma “cortina de ar” que necessita de reparos. Não possui câmara fria na sala de aplicação de vacinas. Possui apenas um computador e uma mesa com cadeira para atendimento ao público. Como Centro de Vacinação e Distribuidor temos na Rede de Frio apenas 2(duas) Câmaras Frias que não são suficientes para a conservação dos volumes necessários para o município. b) Granjaria: possui apenas uma sala azulejada para triagem e aplicação de vacinas e não possui nem Ar condicionado e nem Câmara Fria. c) Bandeirantes: possui apenas uma sala para triagem e aplicação de vacinas e não possui Câmara Fria (comunicamos à Secretária de Saúde que já disponibilizou uma câmara fria inutilizada em outra unidade, na vigência dessa CEI). d) Paraíso possui apenas uma sala com pintura lavável para triagem e aplicação de vacinas e não possui Câmara Fria. e) Leonardo: possui apenas uma sala com metade da parede inferior azulejada para triagem e aplicação das vacinas. Janela com basculante quebrada e parte do reboco do teto descascado. Não possui nem Ar Condicionado e nem Câmara Fria. f) Vista Alegre: possui apenas uma sala com metade da parede inferior em cerâmica. Apresenta-se com mofo por infiltração em parte do teto. Não possui nem ar condicionado nem câmara fria. - Indicação : como importante prioridade, tornar ativa a sala de vacinas no posto de Cataguarino que se encontra em boas condições para atendimento dos pacientes. Justificativa: são 300 famílias, aproximadamente que necessitam se deslocarem para a vacinação básica e corriqueira visto que somente são realizadas as vacinações de campanha, naquela unidade. Demanda extremamente necessária. CÂMARA MUNICIPAL DE CATAGUASES COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO Indicação : atuar com promoção de realização de exames laboratoriais e demais exames diagnósticos conforme o guia de vigilância em saúde para o diagnóstico da sífilis. Justificativa: houve considerável aumento do número de casos de sífilis no município. Indicação: medidas para intervirmos nos indicadores no setor de endemias. Somam-se medidas importantes: de prover recursos humanos para garantir a realização das visitas e inspeções necessárias: um agente para cada oitocentos a mil imóveis. Garantir a provisão de insumos, veículos necessários às ações de visita/inspeção. A câmara municipal tem aprovado leis, em comum e prévio entendimento com profissionais da endemia na tentativa de otimizar tais indicadores, inclusive participando de projeto de lei que fará menção a aplicativos voltados para a questão do lixo. Justificativa: Constatamos a reincidência do não cumprimento da meta de mínimo de seis ciclos, que atinjam no mínimo 80% de cobertura de imóveis visitados. Entendemos serem necessárias ações preventivas mais robustas e de conscientização na mídia local, aplicativos, rádios, pontos de ônibus, escolas, principalmente com a comunidade mais acometida de certos bairros de nossa cidade, como o bairro São Marcos e Bandeirantes, para o número de caramujos e escorpiões, dando suporte aos moradores para o necessário. Indicação : Elaboração de um plano em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Social , Secretaria do Meio Ambiente, Defesa Civil Endemias da SMS e Procuradoria do Município para intervenção mais incisiva no problema dos acumuladores Justificativa: é reincidente e altamente problemático a questão dos acumuladores pois se perdem todas as medidas de prevenção no trabalho principalmente do Setor de Endemias. É um assunto que deva ser encarado com prioridade e observância da condução do problema em outros municípios como: organizar as denúncias, garantir a assistência às pessoas com esse problema, planejar a forma de destinação dos resíduos e avaliar riscos ambientais, de saúde pública e estruturais nos imóveis visitados. CÂMARA MUNICIPAL DE CATAGUASES COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO Indicação: Elaboração de uma política pública preventiva e de controle a roedores urbanos em Cataguases Justificativa: é alto o número de reclamações sobre o aumento do número de ratos em nossa cidade. A possibilidade de transmissão de doenças aumenta com a ausência de uma ação preventiva (leptospirose, sarnas, micoses, salmoneloses, peste bubônica, “febre por mordedura”). Ações intersetoriais são necessárias com a secretaria do meio ambiente e de serviços urbanos pois o número de ratos aumenta na existência dos 3 As : alimento, abrigo e acessibilidade. Indicação: Ativar os comitês de mortalidade materna e infantil. Essa medida tem a finalidade de detectar tanto os óbitos maternos quanto os óbitos no 1º ano de vida independentes da causa declarada no registro original. Com essa importante medida, dar melhor visibilidade ao quadro epidemiológico do município propiciando medidas de intervenção. Justificativa: Tivemos aumento dos índices de mortalidade materna e infantil nos últimos anos, de acordo com o SISPACTO. Sabemos que esses importantes comitês estão desativados impossibilitando e dificultando medidas preventivas baseadas nos indicadores de mortalidade materna e infantil. Ao se avaliar os resultados dos indicadores de mortalidade materna nos últimos anos em Cataguases, a classificação da evitabilidade do óbito revelou possíveis falhas nos três níveis de atenção à saúde. Na atenção primária as falhas foram relacionadas ao acesso às informações e identificação do risco gestacional. Na atenção secundária foi identificada falha no atendimento oportuno ao parto e na atenção terciária, dificuldade no acesso a atendimento de alto risco. Reportando-nos ao RAG 2018 temos os seguintes dados, demonstrando que a saúde no atendimento a essa população está bastante precária: a) 13 óbitos em menores de 1ano (mortalidade infantil) com alcance de somente 50% do PAS( Plano Anual de Saúde) o que nos leva a urgentemente necessitar traçar ações como : oferecer um mínimo de 7 consultas de pré natal às gestantes, a manutenção do elenco de exames e um pré natal de qualidade, o acesso à atenção primária, aos estabelecimento da rede e o acompanhamento integral da CÂMARA MUNICIPAL DE CATAGUASES COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO criança desde o seu nascimento; b) 3 óbitos maternos no município em 2018, antevendo ações de garantia do acesso de gestantes aos serviços de saúde com qualidade a nível primário e secundário c) uma proporção de gravidez na adolescência de 15,35%, acima da meta preconizada no PAS evidenciando ações como orientações sobre métodos anticoncepcionais, palestras, assistência integral às gestantes adolescentes. Acrescentamos que não há um programa efetivo de planejamento familiar na cidade. Uma das causas é a ausência de mais profissionais da saúde na rede secundária de atenção sendo um importante entrave, a remuneração do profissional da atenção secundária na cidade de Cataguases (salário inicial de R$ 1.500,00, no ingresso). Indicação: estruturar o serviço de CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) e SAE (Serviço de Atendimento Especializado ) no nosso município. Justificativa: O CTA é um serviço de saúde que realiza ações de testagem e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), AIDS e hepatites virais (HV); Cataguases possui 247 pacientes notificados até agosto de 2019, sendo o HIV, IST, AIDS e HV epidemias em ascensão, no município. Existe diariamente “grande vulto de consultas a serem agendadas para o SAE em Juiz de Fora”. Cataguases não mais possui um CTA cadastrado, acontecendo um serviço debilitado na cidade, em relação a alguns aspectos. Foi descredenciado devido à ausência de estrutura física. Os recursos pagos pelo Governo Federal se este centro estiver atuante é de R$ 75.000,00 (setenta e cinto mil reais) anual. Para tal, necessitaremos: 1- Área física própria 2- Médico clínico com capacitação prévia 3- equipamentos permanentes para consultório médico. Indicação: providenciar a definição de fluxo em casos de Abuso sexual e exposição acidental para a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV. Justificativa: Todos os pacientes (primordialmente, os trabalhadores da saúde) que necessitam dessa profilaxia, devido à exposição por acidentes no trabalho ou outras vias, necessitam ser encaminhados à cidade de Juiz de Fora com carro fornecido pela secretaria de Saúde de Cataguases, gerando transtornos e CÂMARA MUNICIPAL DE CATAGUASES COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO dificuldades. Em alguns casos (por exemplo, em caso de resultado positivo do agressor ou paciente) a vítima do abuso ou o profissional acidentalmente exposto deverá se deslocar para JF em até 24 horas após a exposição. Indicação: - a elaboração do novo código sanitário do município constando o direcionamento de parte das multas provenientes das ações da VISA ao próprio trabalho e investimento desse setor. Justificativa: Entendemos que as taxas e multas existentes em virtude do exercício das ações da VISA devam ser recolhidos aos cofres públicos do município, creditados ao FMS e revestidos, NO MÍNIMO, 30%, para o serviço municipal de VISA, sob o controle social do Conselho Municipal de Saúde, destinados ao custeio e manutenção da estrutura do Serviço Municipal da VISA. As ações da VISA são prejudicadas por falta de recursos. É importante manter essas ações que visam a prevenção de danos, com a garantia do repasse de recursos provenientes de suas próprias ações. SECRETARIA DE SAÚDE Essa CEI identificou recursos estagnados em conta sem movimentação há anos, no total de R$236.963,51 (duzentos e trinta e seis mil, novecentos e sessenta e três reais e cinquenta e um centavos) saldo coletado em novembro de 2019 destinados a “ Equipamentos ATB1 e Equipamentos ATB2”). Também R$ 35.946,57 (trinta e cinto mil, novecentos e quarenta e seis reais e cinquenta e sete centavos) destinados a “FES/ odontologia ” e R$ 108.668,26 (cento e oito mil, seiscentos e sessenta e oito reais e vinte e seis centavos) destinados à “Atenção Básica”. Também foi identificado o total de R$ 336.661,19 (trezentos e trinta e seis mil, seiscentos e sessenta e um reais e dezenove centavos) de “Emendas Parlamentares” em contas sem movimentação, cujos saldos foram coletados em novembro de 2019. Há de se destacar mais uma vez que os trabalhos dessa CEI foram relativos aos anos 2017-2019. Indicação: priorizar atenção à Saúde Bucal do município. Sobre esse tema é importante constar que as verbas federais e estaduais destinadas a odontologia do município não são depositadas em contas separadas; até o CÂMARA MUNICIPAL DE CATAGUASES COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO exercício de 2017 as verbas eram creditadas em conta corrente da Atenção Básica. A partir de 2018, devido a Portaria 3992 de 28/12/2017 “que trata do financiamento e da transferência dos recursos federais para as ações e serviços públicos de saúde” as verbas começaram a ser creditadas no Bloco de Custeio de Serviços e Ações de Saúde. Justificativa: É sabido que na composição da odontologia pública municipal o quadro das Equipes de Saúde Bucal na ESF e nas Unidades Básicas de Saúde eram completas e resolutivas, com histórico de premiações por cumprimento de metas. A equipe de Prevenção atuava de maneira regular e resolutiva com trabalho pré-agendado nas escolas para prevenção de cáries. Atualmente, a saúde bucal nas ESF está necessitando de ser revigorada e o motivo alegado é a defasagem salarial por horas trabalhadas e o consequente desestímulo dos profissionais, não havendo interesse em permanecerem nas ESFs. Alguns migraram para a Atenção Básica, com menos horas trabalhadas. Essa CEI entende ser necessário esse tema constar na agenda de prioridade da secretaria de Saúde municipal. A saúde bucal nas ESF dos distritos de Sereno e Glória e no bairro Santa Clara está sem profissionais (resposta a requerimento nº 20/2019). Algumas particularidades ao serviço de saúde bucal são abaixo mencionadas pois foi tema relatado pelos profissionais a essa CEI: 1. o uso do amálgama X resina foi tema reincidente no relato de profissionais, nas oitivas. 2. Estudo para inclusão de algumas especialidades como saúde coletiva, radiologia odontológica. 3. O plantão de urgência/emergência na policlínica realiza muitos tratamentos eletivos (sem caráter de urgência/emergência); CÂMARA MUNICIPAL DE CATAGUASES COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO atentar para o material esterilizado em tempo oportuno para não ser motivo de não atendimento. 4. Foi-nos relatado a importância da inclusão da especialidade de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e levamos à SMS, bem como à mesa diretora do HC e a resposta é que não há condições financeiras de se incluir essa especialidade em nosso município. Como é pedido reincidente de vários profissionais que foram ouvidos nas oitivas e também da própria coordenadora da Saúde Bucal, entendemos que a questão possa ser colocada na agenda dessa secretaria, publicitando melhor e diretamente aos profissionais os motivos elencados à essa comissão. 5. Estudo para implementação da odontologia no espaço da APAE que, segundo a assistente social desse estabelecimento, possui todo o equipamento; 6. A carência por reposição de instrumentos é crônica, fato constatado por 100% dos profissionais, tanto nas oitivas quanto nos locais de trabalho visitados. Vida útil já desgastada de alguns instrumentos e muitos deles, com utilização inaceitável. Alguns profissionais relatam passar para a coordenação e inclusive um profissional relata ter entregue à própria Secretária de Saúde e não há compras de instrumentais, gerando desestímulos em muitos profissionais; entre alguns itens citados: necessidade de um aparelho de ultrassom ( um deles foi consertado, há poucos dias) pois só com um ultrassom não tem como atender a demanda ( o preço de um ultrassom foi-nos dito ser em torno de R$1600,00, hum mil e seiscentos reais) , inclusive ter disponível um ultrassom nas unidades básicas para maior resolutividade das demandas e menos encaminhamento para o CEO; os próprios profissionais compram “ponta” para o ultrassom pois não há disponível no serviço ; material de moldagem (chegando a faltar), bomba a vácuo não está funcionando ; equipamento rotatório que otimizará o CÂMARA MUNICIPAL DE CATAGUASES COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO tempo de trabalho na endodontia ( o preço de um equipamento rotatório foi-nos dito ser em torno de R$5.000,00- cinco mil reais) ; limas ; fios adequados para enxerto gengival; curetas ruins e perdendo o corte, “pontas emperradas “, pinças ; a necessidade de o próprio serviço ter um compressor de reserva pois há interrupção do trabalho por vários dias (mesmo tendo disponível uma empresa responsável pela manutenção do mesmo); camisa para proteção dos suportes dos refletores e outros itens específicos. 7. Espaço CEO: alguns profissionais relatam a existência de esparadrapo conectando fios, fio dental fazendo “gambiarra” em pedal de motores, sugadores à vácuo adaptados com fita crepe, sendo que alguns desses itens foram documentados pela CEI. 8. A manutenção preventiva dos instrumentos é suplantada, quase sempre pela corretiva que atua por demanda. 9. As necessárias reformas e manutenções das diversas salas de atendimento à saúde bucal das diversas unidades são descritas e enumeradas em documentos anexos. Essa CEI identificou recursos estagnados em conta sem movimentação o total de R$ 25.756,64 (vinte e cinco mil, setecentos e cinquenta e seis reais e sessenta e quatro centavos ) na data de novembro de 2019, destinadas ao CEO. Indicação: manter estreitamento e contato com a gerência do Banco do Brasil para que esta disponibilize um funcionário específico para estar atento em caráter permanente, para as aberturas de novas contas advindas de resoluções dos entes federativos. Justificativa: de acordo com a servidora responsável pela coordenação da contabilidade da SMS, as contas são abertas para depósito de créditos referentes a resoluções e, se não se atentar a isso, podem ficar, por tempo indeterminado, sem movimentação pela SMS por esta não ter conhecimento da abertura das mesmas. Existia um funcionário do BB que, constantemente mantinha contato com a SMS para CÂMARA MUNICIPAL DE CATAGUASES COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO avisar de abertura de novas contas, mas o mesmo atualmente não trabalha na agência e há vacância deste contato com a SMS. O mesmo, segundo a servidora, não acontece com os créditos provenientes de resoluções, na Caixa Econômica Federal. Indicação : contratação de médico radiologista Justificativa: pelo caráter ímpar desse profissional entendemos que deva constar nesse relatório; não há médico radiologista atuando na SMS. Indicação: estudo de meios para se conseguir transporte público para os agentes de saúde Justificativa: os agentes de saúde, muitas vezes, necessitam caminharem muito, algumas vezes sem condições para tal, devido às limitações individuais específicas, bem como longas distâncias a percorrer, interferindo negativamente no acesso a comunidades longínquas. Nem sempre há a disponibilidade dos veículos da SMS. Indicação: avaliar a necessidade de equipamentos para o setor de Fisioterapia bem como a periodicidade adequada aos atendimentos dispensados aos usuários Justificativa: foi-nos dito a importância de equipamentos entre outros, o laser para otimizar tempo de restabelecimento dos pacientes em tratamento. Essa CEI identificou recursos estagnados em conta, há anos, sem movimentação no total de R$303.019,07 (trezentos e três mil, dezenove reais e sete centavos) em novembro de 2019, destinados a “Equipamentos de Fisioterapia”. Indicação: manter contato contínuo com a Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara Municipal para que haja, de forma orientada e fortalecida, a solicitação de emendas que realmente servirão de utilidade ao município. Justificativa: há necessidade de estreitamento dessa secretaria à comissão de saúde que tem também como função, levar ao plenário as solicitações de um Rol de prioridades para a saúde através de emendas parlamentares; atualmente as demandas, de uma forma genérica, relatadas em resposta a requerimento são: a) construção UBS b) construção do Centro de CÂMARA MUNICIPAL DE CATAGUASES COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO Vigilância em Saúde Municipal c) aquisição de equipamentos d) aquisição de veículos para TFD. Em tempo, essa CEI oficializou e entregou pessoalmente algumas importantes demandas (em posse desses dados) à uma deputada federal em reunião nessa casa, no dia 01 de fevereiro de 2020. Indicação: providenciar ficha cadastral dos equipamentos existentes nas diversas Unidades de Saúde do Município (que indique a periodicidade dos testes de segurança e de desempenho dos mesmos, bem como a cronologia necessária de manutenção em relação à função e risco dos mesmos) e prover de material de trabalho o funcionário efetivo responsável também pela manutenção desses equipamentos. Justificativa: não existe essa ficha cadastral citada em amplos estudos técnicos e que, de forma efetiva, contribui para a manutenção preventiva de todos os equipamentos. As ações que são realizadas por empresa contratada acontecem conforme solicitação das respectivas unidades; portanto as periodicidades das ações são sujeitas às demandas. Além disso, um dos profissionais com a função de manutenção desses equipamentos relata não ter disponíveis os devidos materiais de trabalho e, quase não ser acionado para essa função. Indicação: Avaliar adequadamente a solicitação de emenda parlamentar com apoio dos próprios profissionais que atendem o usuário. Justificativa: a compra de materiais e equipamentos deve ser baseada na real necessidade dos profissionais; portanto, deve-se ouvi-los e não simplesmente e inadvertidamente decidir de forma centralizada. Como exemplo, citamos a solicitação de vários equipamentos para o Laboratório Central que, simplesmente não terão valia. É o caso de emenda que chegou em 02/01/2019 no valor de R$ 199.950,00 para compra de um Analisador Imunológico que tem o valor aproximado de R$140.000,00 e que não será praticamente utilizado, ao passo que o Laboratório Central Municipal necessita de outros aparelhos como Aparelho Hematológico que poderá realizar um número considerável de exames por hora e de melhor qualidade, evitando inclusive a terceirização dos mesmos, coagulômetro e de centrífuga, valores que somados, são bem aquém e muito CÂMARA MUNICIPAL DE CATAGUASES COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO mais necessários do que aquele solicitado. Este fato foi discutido em reunião do conselho municipal de saúde sendo que a secretária municipal de saúde está atenta e solicitando troca com pedido ao próprio MS. Outro exemplo: ao solicitar computadores para as diversas unidades de saúde inteirar-se da capacidade de memória desses instrumentos, a necessária e a solicitada. Indicação: atuar em melhorias no Laboratório Central. Justificativa: em visita in loco essa CEI constatou: divisória sem segurança (entre os espaços de coleta de exames), algumas com risco de queda; esparadrapos sendo usados em cadeiras para manter a funcionalidade das mesmas; o serviço necessita de impressora, aproximadamente 3 computadores novos, lixeiras; no ambiente, também identificamos mofos no teto. Indicação: Estudar a criação da Central de Esterilização e sua devida logística. Justificativa: a Central de Esterilização oportuniza o controle efetivo da esterilização bem como o armazenamento adequado do material já esterilizado. Também otimiza recursos. Indicação: tentar concentrar os exames no laboratório central evitando a terceirização dos mesmos (inclusive e, se for necessário, fazer duas coletas exceto em crianças muito pequenas e idosos, por exemplo). Justificativa: gastos podem ser evitados se se concentrarmos mais os exames para o laboratório central pertencente à SMS, evitando que sejam terceirizados para outros laboratórios. Indicação: agenda de prioridade a identificação dos sintomáticos respiratórios nas unidades de saúde e ESFs. Justificativa: ação primordial para facilitar o diagnóstico precoce que deve ser uma atividade incorporada na rotina das unidades de saúde para facilitar o diagnóstico precoce e pronto atendimento dos casos bacilíferos, como forma de quebrar a cadeia de transmissão da tuberculose. Oferecer subsídios para o desenvolvimento do trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde. CÂMARA MUNICIPAL DE CATAGUASES COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO Indicação: estudo para avaliar a possibilidade de transferir a UBS do Centro para o espaço físico da UPA Justificativa: o espaço da UPA é grande e, segundo o secretário de Obras poderá abrigar a UBS-Centro que, inclusive poderá ser UBS tipo ll (contemplando a UBS Vila Reis, que hoje necessita ser ampliada). Além do mais, estaríamos economizando no aluguel da UBS-Centro que tem o valor atualizado de R$3.084,00 (três mil e oitenta e quatro reais), mês. Indicação: capacitação para os funcionários que lidam com a esterilização Justificativa: atentar que alguns funcionários não utilizam toda a estrutura de uma sala de esterilização, não utilizando de forma adequada as diferentes salas: a de empacotamento e preparo de material (com bancada) e a sala de esterilização. Indicações: Compra de testes de controle biológico das autoclaves pois não há garantia na qualidade de esterilização. Justificativa: a ausência de testes de controle biológico nas autoclaves não garante a qualidade de esterilização. Não há conhecimento da existência desses testes nas unidades de saúde do município, desde há longa data. Importante ressaltar que estavam sendo adquiridos, durante o final dessa CEI (dezembro de 2019) pois essa CEI levou o problema à secretária que relatou estarem sendo distribuídos para as unidades. Indicação: garantir de forma emergencial, a qualidade de esterilização para odontopediatria e pacientes HIV – AIDS. Justificativa: o consultório odontológico da policlínica municipal necessita, de forma urgente do controle biológico da autoclave; também, há necessidade urgente de todo o material da odontologia que atende os pacientes soropositivos (HIV) ter garantido a sua esterilização com presença do controle biológico da autoclave. Indicação: providenciar a troca de filtro dos bebedouros das unidades de saúde Justificativa: ao solicitarmos o comprovante da troca dos filtros a resposta do requerimento respondido em 10/01/2020 foi o de que “medidas estão sendo tomadas” CÂMARA MUNICIPAL DE CATAGUASES COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO Indicação: admissão dos aprovados em concurso ou em processo seletivo para o setor da Vigilância Sanitária. Justificativa: A falta de profissionais no setor VISA contribui negativamente nas medidas de prevenção, além de também diminuir os recursos provenientes da aplicação de multas. Faltam aproximadamente 5 funcionários na VISA (são 9, o número de funcionários trabalhando). Indicação: estudo pormenorizado para entender e prevenir o número de atestados médicos e absenteísmo dos profissionais de saúde ao trabalho. Justificativa: Alguns setores expuseram o grande número de faltantes bem como a recorrência das faltas num grupo determinado de funcionários, dificultando a conclusão do trabalho no setor. Indicação: garantir medidas simples e de fácil execução visando melhoria na qualidade da saúde. a) UBS Granjaria: tem ar condicionado na unidade mas o mesmo não está instalado. b) Dar visibilidade e transparência às ações e serviços da saúde nas diferentes unidades providenciando a relação e horário de trabalho dos profissionais respectivos, afixados de maneira visível a todos os munícipes c) proporcionar melhor iluminação nos diversos compartimentos da estrutura física das unidades d) orientações relativas aos procedimentos para as doenças de notificação compulsória e acidentes de trabalho, bem como da rotina adequada de limpeza e ou desinfecção de todas as superfícies com produtos recomendados pela literatura atual e)buscar melhoria na qualidade dos curativos de acordo com recomendações mais atualizadas o que poderá acarretar importante redução de custos e tempo de cicatrização de feridas f) separação física no local de acondicionamento das bombonas que contêm os resíduos da saúde g) adequar o local de instalação do deionizador usado para “produzir solventes puros, isentos de íons, com grande destaque para a água “ o qual, nos dias de inspeção dessa CEI , se encontrava em sala fechada com relato do produto da deionização sendo transportado por meio de recipientes tipo ‘balde” de limpeza questionável, perdendo portanto, sua utilidade. REGULARIZAÇÃO SALARIAL CÂMARA MUNICIPAL DE CATAGUASES COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO Indicação : Necessário legalizar o pagamento dos auxiliares e técnicos de saúde bucal para os cargos no CEO e ESF . Reconhecer a necessidade de se legalizar o adicional para o cargo desses profissionais, em seus respectivos locais de trabalho. Justificativa: A reivindicação versa a respeito da equiparação de valores entre as funcionárias que recebem através de horas extras e adicional; alguns profissionais relatam que recebem junto com o salário ,o “adicional de PSF” e outros, “hora extra “; não há, até o momento iniciativa para essa legalização apesar de reuniões já realizadas com esses funcionários que procuraram o legislativo e que acionou o executivo. São poucos os funcionários e, de acordo com o próprio representante do executivo essa demanda não é difícil de ser contemplada. É necessário, urgentemente legalizar essa situação uma vez que, até para fins de aposentadoria a discrepância entre os abonos farão diferença na vida destes profissionais. Vale ressaltar também que os profissionais não conseguem se programar de forma sistematizada uma vez que, a cada ano, o adicional sofre oscilações sem transparências para o próprio servidor. Dessa forma, os mesmos ficam desestimulados com a falta de objetividade e presteza na resolução desse impasse que os assola desde o ano de 2007. É função primordial da administração pública corrigir essas distorções DIVERSAS UNIDADES DE SAÚDE Indicação : contratação de técnico administrativo para o serviço de digitalização nas diversas unidades de saúde. Justificativa: é grande a demanda de um profissional para digitalizar os dados que são requeridos pelo MS . A resposta a essa demanda é importante para que os profissionais das unidades estejam voltados para a assistência ao usuário. Esses profissionais poderiam, em um primeiro momento, serem estagiários. Em resposta a requerimento frente à essa demanda repetidamente colocada por vários profissionais da saúde a SMS respondeu que “está avaliando essa proposta com a inserção do novo Programa de Atenção Básica”. Essa indicação deverá ser melhor avaliada com o advento do Prontuário Eletrônico. CÂMARA MUNICIPAL DE CATAGUASES COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO Indicação: formar uma “comissão de apoio à comissão de licitação” constituída por representantes de profissionais efetivos da saúde que possam estarem bem representados por um coordenador qualificado e receptivo para estarem juntos à comissão de licitação, visando compras com melhor resultado custo-efetivo. Justificativa: a grande importância de profissionais das diversas unidades de saúde ou coordenador qualificado e receptivo às demandas será de valia junto à comissão de licitação visando custo-efetividade. Indicação : Atentar para a falta dos agentes comunitários Justificativa: em dezembro de 2019 essa falta era de um total de 18 , em todo o município contribuindo para áreas descobertas e suas consequências nefastas. Indicação: Verificar o uso devido do livro de reclamações das unidades de saúde. Justificativa: uma maneira de se ter um feedback do atendimento nas diversas unidades de saúde sem o que não há razão da existência do mesmo. REGULAÇÃO MUNICIPAL .Indicação: Evidenciamos a necessidade de uma melhor organização e funcionamento do setor de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria. Justificativa: ficamos preocupados com a rotina da população ao procurar serviços básicos como por exemplo, a Policlínica. Ocorre que todos os usuários que são atendidos por essa unidade de saúde, ao terem exames solicitados devem retornar à sua UBS para a devida marcação dos mesmos. Se existe o Programa VIVER fazendo a interligação dos diversos serviços de saúde, bem como são ofertadas ferramentas gratuitas pelo MS (SISREG) para o devido gerenciamento de cotas e marcação de procedimentos, interrogamos o porquê de a população ainda continuar transitando de unidade para unidade. CÂMARA MUNICIPAL DE CATAGUASES COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO Outro ponto importante é a não existência de um protocolo municipal de regulação que poderia ser baseado em protocolos clínicos amplamente divulgados pelo MS e Sociedades de Especialidades. Após a implantação dos mesmos é mister que seja fiscalizado o seu cumprimento. Entendemos que possamos atrelar benefícios aos profissionais que cumprirem essa meta. TRATAMENTO FORA DO DOMICÍLIO (TFD) Indicação: providenciar uma cobertura no pátio para proteção dos veículos disponibilizados para o TFD para proteção dos mesmos. Justificativa: veículos (inclusive, os novos) expostos ao tempo, chuvas, sol, diminuindo o tempo de vida médio dos mesmos. Em resposta a requerimento 09/ 2019 foi-nos dito que essa ação é meta para 2020. Indicação: reativar o rastreamento Via Satélite dos veículos do TFD. Justificativa: Além de possibilidade de redução de custos é uma segurança para o motorista e ocupantes. Pudemos constatar através de relato in loco e também através de relato do coordenador em audiência pública que o gasto mensal pago à empresa para rastreamento dos veículos era bem irrisório, talvez em torno de R$200,00 a R$300,00 mensais e não sabe o motivo de se ter interrompido esse processo. Indicação: adequar as diárias dos motoristas de acordo com o local de destino das viagens, com estudo para melhoria das diárias com destino mais longínquo. Justificativa: constatamos a necessidade de maior valorização das viagens mais longínquas pois, segundo relato, não há diferença considerável em se comparando com as viagens mais curtas. ALMOXARIFADO Indicação : Interromper o “ciclo de desconfiança” nos almoxarifados X unidades de saúde. Justificativa: As unidades de saúde (preferencialmente as das ESFs) por receio de faltar material de trabalho e insumos solicitam mais do que o necessário ao almoxarifado e este, por sua vez, distribui menos. Isto é o chamado “ciclo de desconfiança” que contribui para a existência de múltiplos CÂMARA MUNICIPAL DE CATAGUASES COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO pequenos estoques e sua real dificuldade de controle do tempo de validade dos produtos e da própria segurança dos mesmos. Além disso, em visitas da Vigilância Sanitária foram constados produtos fracionados em recipiente inadequado não respeitando a orientação do fabricante para sua conservação. Indicação: Maior controle das entregas dos produtos, realizadas semanalmente nas ESFs Justificativa: não há, na grande maioria das vezes, recibo e conferência neste ato. A falta de transparência não garante a chegada do produto no local de destino. Indicação: Adequar armazenamento no almoxarifado (de responsabilidade do setor de vacinas) na policlínica. Justificativa: em visita in loco constatamos distribuição anárquica, irregular e superlotada em uma pequena sala, com caixas de seringas encostadas nas paredes, com histórico de umidade por enchentes repetidas. Indicação: implantar a curva ABC no almoxarifado. Justificativa: a curva ABC é usada para otimizar e rastrear com grande precisão os produtos, em seus diferentes níveis de estoque, considerando preço X demanda de cada grupo de produtos. Em conversa com a farmacêutica responsável foi-nos dito haver planos para tal. Indicação: manter atualizada a revisão da Lista de Materiais Essenciais para compras tanto na atenção básica, secundária e CEO. Justificativa: Existe essa pendência. A revisão da lista deve ter ampla participação dos profissionais atuantes nas diversas unidades de saúde. Em visita a várias unidades de saúde, confirmamos que as atualizações nem sempre ocorrem e quando ocorrem não há efetiva participação dos profissionais que estão ”frente a frente” com o usuário. ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA Indicação: providenciar a extensão do horário de funcionamento da única farmácia municipal que está restrita a um turno somente. Justificativa: restrição ao acesso dos munícipes em contraste com muitos municípios brasileiros, cujos CÂMARA MUNICIPAL DE CATAGUASES COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO gestores investiram na contratação de pessoal capacitado, inclusive com existência da consulta farmacêutica ocasião em que são esclarecidas informações importantes e inerentes ao correto uso da medicação. Indicação: providenciar a regulamentação da aquisição obrigatória de medicamentos em geral e insumos para insulinodependentes. Justificativa: o município de Cataguases tem recebido recursos das esferas federal e estadual sem cumprir com sua contrapartida que se soma, nos anos de 2017 a 2019 o valor total de R$ 493.879,56 (quatrocentos e noventa e três mil, oitocentos e setenta e nove reais e cinquenta e seis centavos). A lei que versa sobre a responsabilidade dos três entes (União, Estado e Municípios) é a Lei Complementar nº 141/2012 que descreve os valores mínimos para o financiamento do Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) sendo o do município descrito no inciso lll : “ Municípios: R$ 2,36 (dois reais e trinta e seis centavos) por habitante/ano, para financiar a aquisição dos medicamentos e insumos constantes dos Anexos l e lV da RENAME vigente no SUS, incluindo os insumos para os usuários insulinodependentes, estabelecidos na Portaria nº 2583 GM/ MS de 10 de outubro de 2007, constantes no Anexo lV da RENAME vigente no SUS” Essa conduta é passível de punição conforme o art. 46 da Lei Complementar 141 de 13 de janeiro de 2012, in verbis :” as infrações dos dispositivos desta Lei Complementar serão punidas segundo o Decreto-Lei nº 2848 de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), a Lei nº 1.079, de 10 de abril de 1950, o Decreto-Lei nº 201, de 27 de fevereiro de 1967, a Lei nº 8429, de 2 de junho de 1992 e demais normas da legislação pertinente. ATESTADO DE SAÚDE OCUPACIONAL – ASO Indicação: cumprir avaliação médica individual. Justificativa: não há avaliação periódica dos funcionários da saúde desde 2017. O Atestado de Saúde Ocupacional é um importante documento da Medicina do Trabalho. Tal documento é uma declaração médica que atesta a aptidão ou não de um trabalhador para exercer suas funções, em seu local de trabalho. Dessa forma, ocorre uma avalição da saúde do servidor para com a exposição ao risco das CÂMARA MUNICIPAL DE CATAGUASES COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO atividades que deverá exercer, classificando-o como como apto ou inapto. O atestado é regido pela norma regulamentadora número 7 (NR-7) que trata do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. São classificados em diferentes formas, tais como: admissional, periódico, demissional etc. Em um dos requerimentos (o de número 12/2019) constatamos que a data do último ASO é do ano de 2017 ou seja, a prefeitura não tem cumprido com seu papel de assegurar a aptidão dos funcionários para as funções que desempenham, bem como verificar se algum trabalhador quedou-se para a inaptidão, nos dias atuais. Nos atestados de saúde ocupacional anexados aos requerimentos solicitados há mais ainda um fato a ser analisado: foi um total de 323 ASOs sendo que destes, 123 não constam assinatura do médico e nem do funcionário, bem como não está marcada a opção aptoXinapto, o que configura irregularidade nesses atestados. É inegável o papel da Administração Pública em prezar pela qualidade de saúde dos servidores constantes no quadro de pessoal. Realizar o periódico anualmente é fundamental e obrigatório para constatar se houve mudança no quadro de saúde do trabalhador para continuar ou não a exercer as funções que lhe são designadas. A PMC não pode esquivar-se dessa obrigação em relação à medicina do trabalho. VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR Indicação : “Reativar” a Comissão atuante para formular o Plano de Cargos e Carreiras para os profissionais de saúde com progressão horizontal e vertical . Essa comissão foi formada através da Portaria 264/2018 (publicada no semanário oficial em 11/12/2018) com prazo determinado de 60(sessenta)dias da publicação para apresentação do trabalho para análise e conclusão, podendo ter havido a prorrogação deste prazo por igual período. Essa comissão não se reuniu (não há ata de reunião), não houve análise e nem conclusão de trabalhos. Justificativa: Cataguases apresenta a maior defasagem salarial comparada com municípios da Zona da Mata (profissionais que entraram ganhando 2 salários e CÂMARA MUNICIPAL DE CATAGUASES COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO meio hoje ganham 1 salário, segundo relatos). Frente a um nosso requerimento a resposta da SMS é que “está em análise a viabilidade do mesmo”. Indicação: estudo e implementação de gratificação como reconhecimento aos funcionários da saúde que participam de cursos de qualificação e cumprimento de metas . Justificativa: entendemos serem fatores geradores de estímulos às constantes capacitações. A ausência desse instrumento associada à ausência de um Plano de Cargos e Carreiras geram em grande parte, desestímulos aos servidores. Não foi respondido pela SMS se existe intenção, estudo ou implementação de tais gratificações. Em resposta ao requerimento nº 22/2019 foi-nos relatado que os funcionários lotados na policlínica não participaram de capacitação coletiva nos últimos 12 meses. PMAQ : Este é um espaço para fazermos algumas considerações sobre o PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica ). O PMAQ é um incentivo oriundo do governo federal e tem como base estratégia de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde. O incentivo pago varia de unidade para unidade e é de acordo com as avaliações da equipe. Em relação ao pagamento realizado no ano de 2019 ,oriundo do decreto municipal 5166 há de se analisar vários itens, mas vamos destacar o fato de que os servidores atuais receberam indistintamente isto é, o rateio não seguiu parâmetros de avaliação ou assiduidade ou seja, funcionários faltosos e ou ineficientes receberam o mesmo montante que funcionários exemplares e assíduos. Embora entendamos que os funcionários devam ter sim o incentivo, não poderíamos deixar de abordar esse fato. Ainda sobre o PMAQ, o resultado detalhado da certificação com todos os municípios brasileiros, publicado no endereço eletrônico do Portal do Departamento de Atenção Básica consta que a Atenção Básica em Saúde de Cataguases foi avaliada como Regular e Ruim (Portaria nº3777 de 04 de setembro de 2018). A resposta dada sobre à solicitação de requerimento (de uma forma individual da vereadora presidente desta CEI) indagando o porquê dessas notas , o executivo respondeu através do ofício 041/2019 de 22 de agosto de 2019 “não é verdade CÂMARA MUNICIPAL DE CATAGUASES COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO que as notas baixas foram ocasionadas pelo movimento dos dentistas “ e “ quase todos os municípios da região tiveram notas baixas “ ; essa CEI vem informar que todos os Municípios da região tiveram nota bem mais alta, somente Cataguases com nota baixa naquela ocasião; em 2018, no 3º ciclo do PMAQ (publicado na Portaria 8074) Cataguases recebeu cerca de 30 mil reais por 17 ESFs ; Santana de Cataguases com 2 ESFs, recebeu 20 mil reais; Miraí com 5 ESFs recebeu 28 mil reais; Itamarati com 1 ESF recebeu 10 mil reais; Astolfo Dutra com 4 ESFs recebeu 21 mil reais; Dona Euzébia com 3 ESFs recebeu 23 mil reais; uma conclusão é que, se Cataguases tivesse feito boa gestão nos ESFs , com 17 ESFs e, se tivéssemos nota “ bom” teríamos recebido 177 mil reais. Fato que configura ser um problema de gestão municipal. OUTROS DEPARTAMENTOS E SECRETARIAS (AÇÕES INTERSETORIAIS) GABINETE DO PREFEITO: Indicação: que os cargos comissionados de coordenação sejam ocupados por agentes efetivos qualificados com estudo prévio do currículo e não simplesmente por indicação política não justificada Justificativa: a coordenação de um setor necessita de conhecimento, capacitação continuada , histórico e disponibilidade do profissional no trabalho com a saúde pública o que irá contribuir significativamente no desenvolvimento das ações e serviços de saúde do município. PROCURADORIA DO MUNICÍPIO E CONTROLE INTERNO: Indicação: que seja feito um trabalho junto aos coordenadores dos diferentes setores para que sejam instruídos quanto a forma de penalidades (Art 225 do Capítulo lll – das penalidades da LEI Nº 52 de 1951) CÂMARA MUNICIPAL DE CATAGUASES COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO que poderão aplicar aos funcionários faltosos em suas obrigações Justificativa: foi-nos relatado que, em cidades vizinhas as formas de penalidade acontecem de maneira progressiva como estipulado em lei e tendo respaldo do jurídico desses municípios . SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO: Indicação: providências para estudo de uma reforma administrativa para adequada distribuição de cargos comissionados por secretaria da Prefeitura Municipal de Cataguases. Justificativa: Percebe-se, ao avaliar o organograma do poder executivo, uma concentração desproporcional de cargos hierárquicos em determinadas secretarias, em detrimento de outras não menos importantes e aqui citamos a secretaria da saúde. O quadro da secretaria de saúde onde a demanda municipal é imensurável apresenta somente um coordenador executivo em sua composição, em contraposição de outras secretarias onde, por exemplo, 5 funcionários com esse mesmo cargo, ocupam outras duas secretarias. Faz-se mister zelar pelo princípio da razoabilidade, proporcionalidade, moralidade administrativa e, de forma preferencial, concurso público. DEPARTAMENTO DO PATRIMÔNIO: Indicação: Necessário concluir o levantamento da disponibilidade de um terreno para a construção de UBS do Bairro Justino para que se possa elaborar o projeto arquitetônico e posterior tentativa de conquista da construção da nova UBS. Justificativa: a UBS-Justino necessita ser ampliada e sua localização atual em frente à rodovia não pavimentada contribui para o excesso de pó, poeira tornando o ambiente de aparência suja e susceptível a complicações no manuseio de medicamentos e insumos. SECRETARIA DE OBRAS: Indicação: necessidade de recursos humanos qualificados e equipamentos compatíveis com o trabalho dessa secretaria, como computadores mais potentes, arrojados e adequados. Justificativa: antiga demanda da Secretaria CÂMARA MUNICIPAL DE CATAGUASES COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO de Obras da PMC que possibilitará realizar e acompanhar projetos e obras, não só da saúde como o de outras secretarias que interferem de alguma forma, na qualidade da saúde do município. Também é imprescindível para o acompanhamento e fiscalização in loco das obras da concessionária de abastecimento de água e esgoto, sabidamente executadas de forma precária, contribuindo sobre o impacto negativo da saúde da população cataguasense. SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Indicação: avançar nas ações de fiscalização adequada no que se refere ao tema lixo. Justificativa: existirá sempre a vulnerabilidade nas ações da saúde, principalmente no setor endemias, se não há destino adequado do lixo urbano. CATRANS Indicação: intervir com prioridade no trânsito, no entorno da Policlínica e Praça José Simão. Justificativa: É grande o movimento naquela região em busca do atendimento na Policlínica, com presença de idosos, mulheres com crianças no colo, pessoas com deficiência, estudantes e população em geral. É importante garantir acessibilidade além de ser um local sem nenhuma pista de travessia e sem segurança. lll – PONTOS POSITIVOS • Atuação da Secretária de Saúde Sra. Daniela Rezende Coelho que, segundo a grande maioria dos coordenadores de saúde é receptiva e atenta às demandas. A secretária também foi receptiva a essa comissão para as devidas respostas a requerimentos e indicações, tendo até o final dessa CEI realizado algumas mudanças indicadas por essa comissão. • Inovações trazidas a Cataguases pelo Núcleo de Controle de Endemias: CÂMARA MUNICIPAL DE CATAGUASES COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO a) o trabalho com ovitrampas que chegou em Cataguases em 2018: uma metodologia de monitoramento e que funciona para atrair fêmeas do mosquito que depositam os ovos nas muitas ovitrampas (em número aproximado de 75) espalhadas no município em áreas residenciais e com apoio de moradores, acumulando e eliminando milhares de ovos do Aedes. Essa iniciativa vem contribuindo apesar de muitos percalços, na manutenção do número de casos de dengue sob controle, no município. Em agosto de 2019, Minas Gerais já era o estado brasileiro com o maior número de casos de dengue do país, com 471 mil registros prováveis, tendo surtos e epidemias acontecendo em vários municípios. Em nossa cidade, nos meses de maior incidência no Estado, isto é, entre os meses de janeiro a março de 2019, foram 58 notificações isoladas, muito longe da última epidemia registrada de 2016, quando o município atingiu a marca histórica de 2258 registros da doença (outras epidemias foram em 2010 com 510 confirmações da doença, 2013 com 1381 confirmações). b) Além disso é de se destacar no Setor, a instalação de 1500 telas em caixas dágua. c) outra inovação é o método chamado “Controle Biológico contra o Aedes” que consiste no aproveitamento das espécies de peixes popularmente conhecidas como piaba e lambari que são predadores naturais e que se alimentam das larvas dos mosquitos que permanecem em depósitos de água, estrategicamente localizados e atualmente contando com 43 depósitos (como bebedouros, piscinas e toneis) e monitorados pelos agentes de endemias. Apesar desse trabalho, o destino inadequado do lixo (constatado nos mais diferentes bairros da cidade) , a ocorrência de chuvas e inundações somadas ao calor excessivo coloca a cidade de Cataguases em situação de alerta. 3- Os certificados de Limpeza de Reservatório de água estão ok (limpeza e desinfecção dos reservatórios). 4- Está ocorrendo a capacitação dos profissionais das ESF pelo Vivver Sistemas. A capacitação permitirá o “registro de atendimento via prontuário CÂMARA MUNICIPAL DE CATAGUASES COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO eletrônico, de acordo com a disponibilidade de infraestrutura mínima disponível nas unidades dos PSF” atividades conduzidas pela Analista de Suporte e Atendimento da Vivver Sistemas, Lívia Torres. 5- Programa de Combate ao Tabagismo mantido pela SMS com equipe multidisciplinar, fonoaudióloga, farmacêutica, assistente social, nutricionista, fisioterapeuta, enfermeiros, educador físico e médico coordenador do programa Joseph Freire. 6-Criação do CATES (Câmara Técnica em Saúde) formalizada em 23 de julho de 2019, idealizada em 2013 pelo médico Joseph Antônio Freire com o objetivo de reduzir a judicialização na saúde, agilizando o atendimento ao público, gerando economia aos cofres públicos e assessorando o Poder Judiciário com informações técnicas nas demandas relativas ao fornecimento de medicamentos, exames, internações e tratamentos oferecidos pelo SUS. Composta de médico, enfermeiro, farmacêutico e advogado, todos concursados garantindo imparcialidade nas ações, a equipe responde às demandas do público nas questões de saúde, emitindo pareceres técnicos elaborados de acordo com critérios da Medicina Baseada em Evidências. Infelizmente, as ações do CATES estão temporariamente e quase que totalmente suspensas, pois sem o pagamento do CISUM não há como impedir as ações de judicialização. CAPÍTULO ll – CONTAS BANCÁRIAS Sabemos que uma grave crise financeira assola todo o país. O Estado de Minas Gerais de uma forma sem precedentes, vem atrasando ou ainda não realizando repasses essenciais para o bom andamento de diversos serviços de saúde. Ainda nessa vertente, com o advento da emenda constitucional 95/2016, a União fixou teto (“Emenda do Teto”) para gastos públicos com saúde, o que tem gerado ainda mais dificuldade para os gestores de todo o Brasil. CÂMARA MUNICIPAL DE CATAGUASES COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO Sendo assim, é necessário que todos os municípios se utilizem de todas as formas possíveis para oferecer uma saúde de qualidade não se esquivando nunca de suas responsabilidades constitucionais. Dessa forma, ao analisarmos as contas bancárias pertencentes à secretaria municipal de saúde (resposta ao requerimento 14/2019 da CEIsaúde), constatamos que algumas contas se mantêm inertes ou quase sem movimentação, ao longo dos anos. Importante destacar que o trabalho da CEI – saúde analisou contas bancárias de 2017 até dezembro de 2019. As contas elencadas são oriundas de emendas parlamentares, resquícios das antigas contas de repasse da União, resoluções do Estado, etc. No ano de 2017, todas estas contas constavam com um valor total de R$ 2.284.681,26; em 2018 com R$ 2.176.661,85; e em 2019 com R$ 1.755.181,83. Gastando um valor total de R$ 529.499,13 o que representa 23,18%, ao longo de três anos. Feita a constatação, nos perguntamos como um município se abstém de utilizar recursos tão essenciais, num momento de crise financeira? Compra de equipamentos e aquisição de insumos necessários para ações de saúde são extremamente necessárias a partir das visitas in loco nas unidades de saúde do município. Segue abaixo a listagem das contas na situação acima narrada: CONTA BANCO DESCRIÇÃO 624059-0 EMENDA PARLAMENTAR 1150-04 624060-3 EMENDA PARLAMENTAR 1150-05 624062-0 EMENDA PARLAMENTAR 1150-01 624061-1 UBS SÃO MARCOS 624042-5 FMS/MAC 64.747-7 PMC-PROGRAMADST/AIDS 7225-5 B.BRASIL-PES-7225-7 624041-7 FNS/BLGES – GESTÃO DO SUS 624045-0 FNS/BLINV – INVESTIMENTO 01 CÂMARA MUNICIPAL DE CATAGUASES COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO 624046-8 FNS/BLINV – INVESTIMENTO 02 624047-6 FNS/BLINV – INVESTIMENTO 03 62.4055-7 EQUIPAMENTOS ATB 1 62.4056-5 EQUIPAMENTOS ATB 2 624057-3 EQUIPAMENTOS FISIOTERAPIA 28230-8 PMC/CATAGUASES/MUTIROES 29.599-X PMC-PROTOCLODEMANCHESTER 31995-3 SAUDE EM CASA 03363-7 PMC-COORDENAÇÃO REGULAÇÃO 187-7 HEMODIALISE 178-0 SAUDE EM CASA 38210-8 EPIDEMIOLOGIA ESTADO BB 39.292-8 FMS/BB 38.930-7 FMS/REGULAÇÃO 41.636-3 FORTALECIMENTO VGS 239-5 CEO 256-5 COMBATE A DENGUE 266-2 FES/ODONTOLOGIA 43054-4 ATENÇÃO BASICA (vide tabela anexada) Ainda que alguns equipamentos que possam ser objetos dessas emendas ou recursos de uma maneira em geral, sejam obsoletos ou fora da realidade municipal, cabe à gestão procurar formas de resolver essa questão, tais como solicitações formais ao Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde, desde que com anuência do Conselho Municipal de Saúde. Deixamos um questionamento para análise: como pode uma saúde municipal estar em crise se há nos cofres públicos um montante total no valor de R$ 1.755.181,82 estagnados sem movimentação? CÂMARA MUNICIPAL DE CATAGUASES COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO CAPÍTULO lll – CONCLUSÕES Após todos os trabalhos da CEI, ao longo de seis meses constatamos que a PMC precisa priorizar a saúde do município. Com a não priorização da saúde quem perde é a população que fica desassistida, recebendo serviços que nem sempre são de qualidade. Em que pese as dificuldades econômicas vivenciadas não só pelo município de Cataguases mas por inúmeros municípios do nosso extenso país e Estado de MG, em que pese o real sub financiamento da saúde que tende a estrangular, ano após ano os recursos financeiros e orçamentários, com certeza é a falta de um gerenciamento local efetivo, focado e competente, aberto à participação democrática da rede de profissionais da saúde municipal que contribuem para resultados bastante deficitários da atenção à saúde do município de Cataguases, dados esses sendo minimizados pela existência de muitos bons profissionais dedicados para a melhor qualidade na atenção e também pela atuação da atual secretária de saúde que não tem medido esforços para o alcance de resultados mais positivos. Além disso, a vacância e alternância de gestores acarretam a descontinuidade de serviços essenciais bem como a dificuldade na atualização de cada agente político que passou pela pasta para se contextualizar com o serviço. Vale ressaltar que sempre foi o papel da CEI –saúde somar esforços para a construção de uma saúde digna e de qualidade para toda a população cataguasense, diagnosticando e elencando problemas vividos, no dia a dia. Esperamos que, com todo esse trabalho árduo, a PMC e a SMS entendam suas responsabilidades para com a gestão dos serviços públicos e, através das documentações e desse relatório, consigam corrigir os problemas identificados e publicitados. ENCAMINHAMENTOS CÂMARA MUNICIPAL DE CATAGUASES COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO Ante todo o trabalho apresentado e comprovado no presente relatório os membros da presente Comissão decidiram solicitar que essa Casa Legislativa encaminhe uma cópia do presente relatório endereçada para: 1. Secretaria Municipal de Saúde; 2. 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Cataguases; 3. Defensoria Pública da Comarca de Cataguases – MG e 4. Conselho Municipal de Saúde. Vereador Sargento Jorge Roberto Silva Alves Relator da CEI

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