O médico chinês Li Wenliang, o primeiro a alertar sobre uma possível doença "semelhante à Sars" em dezembro do ano passado, morreu de coronavírus em Wuhan (China) nesta quinta-feira, de acordo com a rede CNN, citando a mídia oficial chinesa. Porém o hospital onde Wenliang estava sendo tratado negou o óbito.
"Ele está atualmente em estado crítico e estamos fazendo o possível para ressuscitá-lo", disse a direção do centro médico, de acordo com o "Daily Star".
O oftalmologista, que tinha 34 anos, falou sobre uma "doença misteriosa" e escreveu em um grupo de bate-papo on-line: "Em quarentena no departamento de emergência".
"Muito assustador", respondeu um dos integrantes do grupo, antes de perguntar sobre a epidemia que começou na China em 2002 e acabou matando quase centenas de pessoas. "A Sars está voltando?"
Wenliang havia sido hospitalizado em 12 de janeiro. Na última sexta-feira (31/1), o diagnóstico de coronavírus foi confirmado. Ele teria sido infectado durante consulta. A Organização Mundial da Saúde lamentou a morte do médico.
O coronavírus já infectou mais de 28 mil pessoas, em dezenas de países, e matou mais de 560 - quase todas na China.
Nas primeiras semanas do surto, autoridades silenciaram médicos e outros profissionais por darem sinais de alerta. Eles minimizaram os perigos para a população, deixando os 11 milhões de moradores de Wuhan sem acesso à informação de que deveriam se proteger. Wenliang foi obrigado a se desculpar e a reconhecer que tivera um "comportamento ilegal".
Mas os rumores se espalharam. Pressionada, a Scretaria de Saúde de Wuhan anunciou que 27 pessoas estavam sofrendo de pneumonia de causa desconhecida. O comunicado dizia que não havia necessidade de se alarmar. "A doença é evitável e controlável", afirmou o texto oficial. Semanas depois, o governo comunista mudou o tom e admitiu a gravidade do problema e centenas de mortes decorrentes dele.
com informações do extra.com.br





Postar um comentário:

0 comments:

Celso Medeiros Maximus. Tecnologia do Blogger.

VIGÉSIMO PRIMEIRO BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR AGÊNCIA LOCAL DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

  QUARTA REGIÃO DE POLÍCIA MILITAR VIGÉSIMO PRIMEIRO BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR AGÊNCIA LOCAL DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL SÍNTESE DAS OCO...

Arquivo do blog

Pesquisar este blog

Translat

A

Paginas

Sobre