PRIMEIRO CASO DE MORTE POR H1N1 É CONFIRMADO EM VISCONDE DO RIO BRANCO

Na última sexta-feira (22), a Secretaria de Estado de Saúde confirmou um caso de Influenza A H1N1 em Visconde do Rio Branco, que evoluiu para óbito. A suspeita da doença foi levantada pelo Hospital São João Batista (HSJB), que estava com o paciente internado, acionando a equipe do Setor de Vigilância em Saúde no dia 18 de junho, que coletou no mesmo dia o material para análise e encaminhou para a Fundação Ezequiel Dias logo após (19), laboratório de referência do Estado. Apesar dos esforços, o paciente de 27 anos morreu no dia 22.

Assim que a equipe médica suspeitou da doença, foi ministrado o medicamento indicado para quadros de Síndrome Respiratória Aguda Grave, com estoque no HSJB fornecido pela Secretaria Municipal de Saúde.  “Recebemos a orientação da Gerência Regional de Saúde de Ubá para proteger a família que convivia com o jovem, e todos foram vacinados e medicados antes dele vir a óbito. Tivemos uma reunião com os médicos dos PSFs na terça (19), dirigida por profissionais do Estado que orientaram sobre o acolhimento de pessoas com sintomas de Influenza A, reforçando a prevenção”, informou Maraísa de Almeida, Coordenadora do Setor de Vigilância em Saúde de VRB.

A Farmácia Municipal tem recebido e atendido as receitas de Tamiflu, o remédio recomendado para a síndrome respiratória. “A demanda tem sido intensa, porque muitos médicos têm receitado como prevenção. Atendemos a todas as prescrições e recebemos hoje mais medicamentos para estoque, que temos o cuidado de monitorar de perto para que não falte para nenhum paciente”, falou Flávia Natalino, Farmacêutica Responsável do setor.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO DE PÚBLICO PRIORITÁRIO

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que terminaria no último dia 15, foi prorrogada até dia 22 de junho pelo Ministério da Saúde. “A meta preconizada é de 90% do público prioritário* imunizado. No dia 15, já tínhamos 97%, ou seja, índice superior ao estipulado. Ainda assim, levantamos que em torno de 200 crianças e 100 gestantes não tinham sido vacinadas. A nossa resolução foi acionar as Unidades de Saúde para fazerem busca ativa, identificando estas pessoas, e elas já foram e estão sendo vacinadas”, relatou Gisele Andrade, Coordenadora do Setor de Imunização.

Devido à alta cobertura da imunização em VRB, o Ministério da Saúde (MS) permitiu a ampliação do público alvo para crianças de 06 meses até nove anos e para adultos com idades a partir de 50. “Contudo, recebemos 10 mil doses destinadas a parcela da população considerada prioritária. Apesar da morte do jovem de 27 anos, não temos doses suficiente para pessoas que não se enquadram nos critérios do MS, mas estamos em contato para novas ações. É importante ressaltar que a vacina tem, no mínimo, de dez a quinze dias para ter o efeito de proteção. Então, o paciente que apresentar sintomas gripais, deve procurar a unidade de saúde mais próxima para iniciar o tratamento indicado pelo médico”, explicou Gisele.

PREVENÇÃO

 Os cuidados para evitar o contágio da gripe H1N1 seguem as mesmas regras da prevenção de qualquer tipo de gripe, que incluem:

evitar manter contato muito próximo com uma pessoa que esteja infectada;
lavar sempre as mãos com água e sabão e evitar levar as mãos ao rosto e, principalmente, à boca;
sempre que possível, ter um frasco com álcool-gel para garantir que as mãos sempre estejam esterilizadas;
manter hábitos saudáveis, alimentar-se bem e beber bastante água;
não compartilhar utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros;
caso haja indicação, utilizar uma máscara para proteger-se de gotículas infectadas que possam estar no ar;
evitar frequentar locais fechados ou com muitas pessoas.
* devem ser imunizados idosos a partir de 50 anos, crianças de 6 meses a menores de 9 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.



Fonte: http://www.viscondedoriobranco.mg.gov.br/primeiro-caso-de-morte-por-h1n1-e-confirmado-em-visconde-do-rio-branco/

Postar um comentário:

0 comments:

Celso Medeiros Maximus. Tecnologia do Blogger.

Prefeito cria lei injusta e vereadores aprovam .

  LEI Nº 5.035, DE 26 DE JUNHO DE 2024. Institui, no âmbito do município de Cataguases, agratificação de incentivo aos indicadores de Desemp...

Arquivo do blog

Pesquisar este blog

Translat

A

Paginas

Sobre