Subiu para pelo menos 90 o número de mortos e dezenas de pessoas ficaram feridas na explosão de um carro-bomba em um posto de controle em Mogadíscio, neste sábado (28), na conexão entre a capital da Somália com a cidade de Afgooye, segundo a agência Reuters.
Mais cedo, a agência EFE noticiava que a morte de pelo menos 76 pessoas e mais de 70 feridos nesse ataque violento.
Bebês e crianças estavam entre os feridos — uma van escolar foi pega no massacre.
Entre os mortos estavam também dois engenheiros turcos que trabalhavam na estrada no momento da explosão, segundo a Embaixada da Turquia em Mogadíscio, e vários estudantes universitários que estavam em um micro-ônibus atravessando o cruzamento.
O ataque ocorreu às 8h (hora local; 2h em Brasília), quando um suposto suicida explodiu uma minivan perto de um posto de controle de segurança no cruzamento por onde passam veículos que saem e entram.
"Foi pedido para que outros pacientes, parentes e até mesmo médicos, enfermeiras e profissionais do hospital doem sangue urgentemente para ajudar as vítimas. A situação é ruim", disse Yahye Ismail, médica do Hospital Erdogan.
Nenhum grupo terrorista reivindicou ainda a responsabilidade por este ataque, o último de uma série de ataques mortais na capital da Somália, embora o grupo jihadista Al Shabab — que ataca frequentemente os agentes de segurança nos postos de controle — tenha sido contrário à construção desta estrada.
Segundo a Reuters, o grupo Al Shabaab, ligado à Al Qaeda, realiza esses ataques para tentar minar o governo, que é apoiado pela ONU e pela União Africana.
A Somália, que fica no Chifre de África, está dividida por conflitos desde 1991, quando os senhores da guerra derrubaram o ditador Siad Barre e depois se voltaram um contra o outro.
Apesar da sequência de derrotas que o Estado Islâmico teve nos últimos meses no Iraque e na Síria, a habilidade que a organização terrorista tem de recrutar novos membros ou inspirar outros extremistas não deve ser subestimada.

Nesse período, o grupo foi responsável por realizar atentados na Suécia, Egito e Reino Unido. Veja a seguir a lista cinco países nos quais o Estado Islâmico mais recruta jovens para a organização, segundo um estudo do Bureau Nacional de Pesquisa Econômica, e por quais motivos devemos nos preocupar. CMM-NOTICIAS COM INFORMAÇÕES DE R7.COM

Postar um comentário:

0 comments:

Celso Medeiros Maximus. Tecnologia do Blogger.

Prefeito cria lei injusta e vereadores aprovam .

  LEI Nº 5.035, DE 26 DE JUNHO DE 2024. Institui, no âmbito do município de Cataguases, agratificação de incentivo aos indicadores de Desemp...

Arquivo do blog

Pesquisar este blog

Translat

A

Paginas

Sobre