E uma doença neurológica caracterizada por tiques vocais ou motores que se repetem, surgem ainda na infância, por volta dos 8 anos de idade, causando problemas no convívio social. O paciente  fala palavrões e faz gestos estranhos ou obscenos.

Em certos casos, tal comportamento pode diminuir ou sumir a partir da adolescência; em outros, permanece durante a vida e precisa ser controlado.

O transtorno não tem causa conhecida, mesmo assim, os pesquisadores acreditam que possam existir fatores hereditários relacionados ao problema. Isso porque a enfermidade também é associada a quadros de transtorno obsessivo-compulsivo, de déficit de atenção e de aprendizagem. A síndrome não está ligada a problemas emocionais, apesar disso, o estresse piora o quadro clínico.

Os tiques motores são, na maioria dos casos, os sintomas que surgem primeiro. Piscar os olhos, franzir a testa, fazer careta, balançar a cabeça ou encolher os ombros estão entre os movimentos mais comuns. Há outros cacoetes que aparecem no decorrer do tempo. Gestos obscenos e socos no peito são ainda mais desagradáveis. É preciso observar a frequência com que se repetem.

No aspecto sonoro, o paciente costuma tossir, limpar a garganta ou gritar. O hábito mais constrangedor consiste em xingar as pessoas e falar palavrões em público. Todos os sintomas são involuntários e quem sofre desse mal até consegue controlá-los por um tempo, mas nem tanto, apesar do elevado nível de sofrimento causado a si mesmo, aos familiares e amigos.

O tipo de tique muda ao longo da semana ou do mês e um dado importante para o diagnóstico é que o problema surge antes dos 18 anos e deve persistir pelo período entre seis meses e um ano. As crises variam tanto de acordo com a frequência, quanto em relação à intensidade.

Postar um comentário:

0 comments:

Celso Medeiros Maximus. Tecnologia do Blogger.

Prefeito cria lei injusta e vereadores aprovam .

  LEI Nº 5.035, DE 26 DE JUNHO DE 2024. Institui, no âmbito do município de Cataguases, agratificação de incentivo aos indicadores de Desemp...

Arquivo do blog

Pesquisar este blog

Translat

A

Paginas

Sobre