O TOC_ Sexual é uma das variáveis do Transtorno Obsessivo Compulsivo e está relacionado à Ansiedade. Ele acontece quando a pessoa passa a ter pensamentos obsessivos de cunho sexual e, por não conseguir controlá-los, desenvolve rituais compulsivos para tentar aliviar o sentimento de culpa e a ansiedade.


O TOC sexual tem como principal característica a presença de obsessões (pensamentos, imagens e ideias) relacionadas à sexualidade que quase sempre são considerados repulsivos e imorais pela própria pessoas e pela cultura. Por tanto, os conteúdos mais comuns são:

  • Incesto
  • Pedofilia
  • Estupro
  • Orientação sexual (homossexualidade)
  • Zoofilia
  • Praticar atos sexualmente inapropriados (masturbação em público, tocar pessoas, fazer comentários inapropriados)
 

Os pensamentos levam a pessoa a duvidar da sua própria sanidade e fazer autojulgamentos negativos como achar que é uma pessoa ruim, impura e suja. 

Quando as obsessões estão relacionadas a pessoas próximas (como pai, mãe, filhos…) a tendência ao afastamento dessas é enorme.

Dado o teor das conteúdos, muitas pessoas sentem vergonha de si mesmas e também de compartilhar a questão com os outros. principalmente por conta dos possíveis julgamentos. Isso quer sejam pessoas próximas ou profissionais da saúde, o que faz com que a procura por tratamento seja difícil e com que o sofrimento seja vivenciado de forma solitária.

A combinação entre a autoimagem negativa e do afastamento de pessoas que são importantes para pessoa é fator que possibilita e facilita o surgimento de outros transtornos como é o caso da depressão

Assim como os demais tipos de TOC, o TOC sexual tem tratamento. 

A depender da gravidade do caso, a melhor forma de tratar a questão é a partir do uso de medicação psiquiátrica combinado à psicoterapia. Em casos mais leves, apenas a psicoterapia pode dar bons resultados. Ambos os tratamentos tem como objetivo trabalhar as obsessões e compulsões e outros problemas secundários como a ansiedade e a depressão.

É importante considerar que o quanto antes o tratamento for iniciado, mais fácil o problema pode ser resolvido, principalmente porque a longo prazo, as pessoas com TOC sexual tem diversas perdas relacionadas aos seus relacionamentos sociais e familiares além de limitações pelo tempo gasto nas compulsões.

Podemos concluir que o tratamento do TOC, sexual ou não, deve ser múltiplo!

Se você sofre com esse problema, não hesite em procurar ajuda profissional.

Postar um comentário:

0 comments:

Celso Medeiros Maximus. Tecnologia do Blogger.

VIGÉSIMO PRIMEIRO BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR AGÊNCIA LOCAL DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

  QUARTA REGIÃO DE POLÍCIA MILITAR VIGÉSIMO PRIMEIRO BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR AGÊNCIA LOCAL DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL SÍNTESE DAS OCO...

Arquivo do blog

Pesquisar este blog

Translat

A

Paginas

Sobre