O que é a esquizofrenia?
A esquizofrenia é um grave transtorno de ordem mental, que pode afetar a capacidade de uma pessoa em distinguir o real do imaginário. Em estágios mais avançados, a doença ocasiona mudanças importantes na forma de agir, pensar e sentir, prejudicando consideravelmente as relações afetivas e sociais, além do desempenho profissional e acadêmico.Esquizofrenia paranóica: Esquizofrenia que não causa prejuízo de inteligência. A pessoa fica acreditando em coisas que não existem. Tais como receber mensagem divina e mensagem enviadas por profetas .
Esquizofrenia heubrefrênica: a pessoa fica fazendo movimentos repetidos com as mãos e braços, principalmente.
Esquizofrenia cautatônica: a pessoa fica totalmente imóvel, presa nos próprios pesamentos. É uma esquizofrenia mais pesada e deixa a pessoa extremamente vulnerável.
Esquizofrenia simples: é a esquizofrenia do morador de rua, que é uma forma mais pesada de esquizofrenia. Causa desordem mental e perca de inteligência. Deixa a pessoa pobre e gera exclusão social.
Embora a ciência e a medicina sigam avançando bastante na compreensão de vários quadros de ordem mental, não foram encontrados dados concretos sobre as causas efetivas que levam uma pessoa a ser portadora da esquizofrenia, até o momento. Mudanças na bioquímica da dopamina no cérebro, por exemplo, parecem estar relacionadas com o transtorno.
Isolamento social
O isolamento social excessivo e sem causa aparente é um dos sintomas possíveis na esquizofrenia e pode ser um sinal de que procurar por um médico pode ser uma boa ideia. Todos temos momentos de maior introspecção, mas quando isso é causado pela desconfiança excessiva, pode ser um indicador de um problema maior.
Alterações de comportamento
Como falamos algumas vezes, as alterações de comportamento estão entre os sintomas mais evidentes e comuns de pessoas que sofrem com a esquizofrenia. Afinal, trata-se de um transtorno mental que muda o modo como o portador pensa, age, sente e se comporta socialmente, em níveis e conjunturas diferentes.
Postar um comentário:
0 comments: