Um cientista nuclear apelidado de 'pai da bomba iraniana' foi ferido em uma tentativa de assassinato, relata a mídia estatal..


INFORMA MAILOLINE

 

Mohsen Fakhrizadeh-Mahabadi - professor de física e ex-oficial da Guarda Revolucionária Iraniana - foi o alvo de uma 'operação terrorista' perto de Teerã, disseram fontes à agência de notícias controlada pelo Estado IRIB.

 

A suposta tentativa de assassinato ocorreu poucos dias depois que as Forças de Defesa de Israel foram instruídas a se preparar para que os EUA potencialmente ordenassem um ataque militar contra o Irã antes do final do mandato de Donald Trump como presidente.

 

 

Fakhrizadeh-Mahabadi foi citado anteriormente em resoluções de sanções da ONU por causa de seu trabalho no desenvolvimento de armas nucleares suspeitas.

 

Em 2007, ele foi revelado como o presidente do Campo para a Expansão da Implantação de Tecnologia Avançada (FEDAT) em um documento iraniano que vazou.

 

O FEDAT era o apelido da organização por trás do programa de armas nucleares do Irã.

 

O documento vazado pretendia mostrar o plano de quatro anos do país para desenvolver um iniciador de nêutrons de deutereto de urânio.

Os altos funcionários israelenses previram esta semana 'um período muito sensível' nas próximas semanas - antes da posse do presidente eleito Joe Biden.

 

Em uma tentativa de ser cauteloso, Israel está se preparando para uma potencial retaliação do Irã, relata Axios.

 

No início deste mês, Trump realizou uma reunião no Salão Oval onde foi 'dissuadido de' lançar ataques contra o Irã depois que um relatório anterior da ONU mostrou um aumento maciço nos estoques nucleares em violação do pacto da era Obama que Trump abandonou em 2018.

 

Fontes da defesa disseram ao The New York Times que Trump pediu opções para um bombardeio - provavelmente tendo como alvo a principal instalação nuclear do Irã, Natanz.

 

E na semana passada, um relatório da Agência Internacional de Energia Atômica da ONU (AIEA) mostrou que o Irã acionou centrífugas de urânio avançadas instaladas em seu local subterrâneo de Natanz.

 

Foi revelado que Teerã estava bombeando combustível nuclear em máquinas IR-2m de alta tecnologia em Natanz, em violação a um acordo internacional para usar apenas máquinas IR-1 de primeira geração.

 

A reportada tentativa de assassinato de Fakhrizadeh-Mahabadi levou muitos a especular que ele é 'Qassem Soleimani nuclear do Irã'.

 

 

Soleimani, um major-general do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica, foi assassinado em um ataque de drones nos Estados Unidos em janeiro deste ano.

 

 

Um porta-voz da Organização de Energia Atômica no Irã enfatizou que nenhum acidente havia ocorrido e todos os cientistas estavam bem e em segurança.



 

 

 

Postar um comentário:

0 comments:

Celso Medeiros Maximus. Tecnologia do Blogger.

Prefeito cria lei injusta e vereadores aprovam .

  LEI Nº 5.035, DE 26 DE JUNHO DE 2024. Institui, no âmbito do município de Cataguases, agratificação de incentivo aos indicadores de Desemp...

Arquivo do blog

Pesquisar este blog

Translat

A

Paginas

Sobre