A pandemia de coronavírus já deixou mais de mil mortos pelo mundo e cerca de 130 mil infectados, com mais de 100 casos no Brasil.
Ainda não se sabe o que gerou o vírus, que começou na China e se espalhou pelo mundo, mas casos assim, inevitavelmente, ajudam na disseminação de outro problema: a xenofobia.


Desde janeiro, quando a doença estourou em Wuhan, na China, e se espalhou por 114 países, chineses e outros membros da comunidade asiática pelo mundo se tornaram alvo de agressões físicas e verbais, segregação e comentários ofensivos pela internet.
No começo de março, um estudante de Cingapura foi agredido em um ataque racista no Reino Unido. Pelas redes sociais, não é difícil encontrar registros de agressões contra a comunidade chinesa e casos de bullying em escolas.
O medo do coronavírus inflou ódio contra pessoas que nem tinham viajado recentemente para a China, mas simplesmente por terem traços caracteristicamente asiáticos, se tornaram alvos.

Fotos demais de chineses com máscaras

Desde que as primeiras notícias começaram a sair, fotos de asiáticos ilustram
as matérias sobre casos em outros países e descobertas sobre a doença. O uso de imagens de chineses com máscaras acabou tornando a comunidade o “rosto” da pandemia.
Um dos casos mais comentados nas redes sociais foi quando o jornal norte-americano New York Post anunciou, em 1º de março, o primeiro caso de coronavírus em Nova York, na ilha de Manhattan. Na matéria é explicado que a paciente é uma mulher que tinha voltado do Irã, mas a foto usada era a de um homem chinês em outro bairro da cidade.
Outros veículos de imprensa também usaram fotos de chineses em diversas matérias, mesmo quando a doença era importada de outro país, mas acabaram trocando a imagem depois das críticas.
Nos Estados Unidos, a pandemia fez com que o presidente Trump anunciasse restrição de viagens a Europa e decretasse estado de emergência em todo o país. Ainda assim, o líder do partido republicano Kevin McCarthy, se referiu ao coronavírus como sendo “o coronavírus chinês” e foi acusado de xenofobia.
CMM-NOTICIAS BY R7.COM,BR



Postar um comentário:

0 comments:

Celso Medeiros Maximus. Tecnologia do Blogger.

Prefeito cria lei injusta e vereadores aprovam .

  LEI Nº 5.035, DE 26 DE JUNHO DE 2024. Institui, no âmbito do município de Cataguases, agratificação de incentivo aos indicadores de Desemp...

Arquivo do blog

Pesquisar este blog

Translat

A

Paginas

Sobre