janeiro 2025

 QUARTA REGIÃO DE POLÍCIA MILITAR

VIGÉSIMO PRIMEIRO BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR

AGÊNCIA LOCAL DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

SÍNTESE DAS OCORRÊNCIAS 


REDS

2025-004570549-001 POLÍCIA MILITAR PRENDE AUTORES DE HOMICIDIO CONSUMADO EM VISCONDE DO RIO BRANCO

LOCAL

VISCONDE DO RIO BRANCO – R Delorme Taveira da Silva – Filipinho

DATA

30/01/2025

HORA

01h56min

Síntese


A Polícia Militar foi acionada após relatos de disparos de arma de fogo em via pública. Segundo as vítimas, um casal de 44 anos, o autor teria efetuado um disparo contra eles após uma discussão durante a compra de entorpecentes. O suspeito, um homem de 47 anos, utilizou uma espingarda calibre .12, atingindo as costas do homem e a perna da mulher, causando hematomas.

Durante a ocorrência, um veículo prata em alta velocidade avançou contra os militares e as vítimas. Apesar das ordens de parada, o condutor, um homem de 36 anos, desobedeceu e jogou o carro contra a guarnição. Diante da ameaça, os policiais realizaram disparos de preservação da vida. O veículo colidiu contra as viaturas e um poste, momento em que o suspeito foi abordado e socorrido. No hospital, constatou-se sua embriaguez e, no veículo, foi encontrada uma bucha de maconha.

Após buscas ininterruptas, o autor dos disparos foi localizado e tentou fugir em outro veículo, mas acabou cercado e preso. Ambos os envolvidos foram levados para atendimento médico e, posteriormente, apresentados à Polícia Civil para as providências cabíveis.


REDS

2025-004632620-001 POLÍCIA MILITAR REGISTRA HOMICIDIO TENTADO

LOCAL

UBÁ –  Rua Vereador Oswaldo de Moura Estevão – Peluso

DATA

30/01/2025

HORA

10h30min

Síntese


A Polícia Militar foi acionada após relatos de disparos de arma de fogo em via pública. Segundo a vítima, um homem de 23 anos, quatro indivíduos em um veículo Gol prata chegaram ao local, sendo que três deles desceram do carro e atiraram em sua direção. Ele conseguiu fugir por um beco e não foi atingido.

A vítima reconheceu os autores e informou que possui desavenças com eles devido ao tráfico de drogas. Após os disparos, os suspeitos fugiram em direção desconhecida. A Polícia Militar segue em rastreamento para localizá-los.

REDS

2025-004674725-001 POLÍCIA MILITAR PRENDE MULHER COM MANDADO DE PRISÃO

LOCAL

UBÁ –  Av. Senador Levindo Coelho – Novo Centro

DATA

30/01/2025

HORA

16h30min

Síntese


A Polícia Militar foi acionada pelo Excelentissimo Senhor Juiz de Direito, para condução de uma mulher de 43 anos ao fórum e posteriormente para a delegacia a fim de cumprir o mandado de prisão decorrente de condenação ainda não transitada em julgado.

REDS

2025-004674725-001 POLÍCIA MILITAR PRENDE FORAGIDO DA JUSTIÇA EM SILVEIRANIA

LOCAL

SILVEIRANIA –  Rod AMG0505

DATA

30/01/2025

HORA

15h45min

Síntese


Durante a Operação Férias Seguras, a Polícia Militar realizou uma blitz de trânsito e abordou um veículo Toyota Corolla. Ao consultar a identidade do condutor, um homem de 40 anos, os militares constataram a existência de um mandado de prisão em aberto contra ele.

Diante dos fatos, o suspeito foi encaminhado ao hospital para os procedimentos de praxe e, posteriormente, conduzido à Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis.

REDS

2025-004632620-001 POLÍCIA MILITAR REGISTRA ROUBO CONSUMADO EM DIAMANTE

LOCAL

DIAMANTE –  Rua Santa Maria

DATA

30/01/2025

HORA

09h25min

Síntese


A Polícia Militar foi acionada após um roubo a transeunte na entrada do distrito de Diamante. No local, a vítima, um homem de 52 anos, relatou que caminhava em direção ao distrito quando foi abordado por dois indivíduos em uma motocicleta. O passageiro, portando uma arma de fogo, anunciou o assalto e levou sua carteira, que continha documentos pessoais e certa quantia em dinheiro.

Os suspeitos fugiram em direção à rodovia. Com o apoio do sistema de monitoramento Olho Vivo, a Polícia Militar identificou a motocicleta utilizada no crime, uma Honda CG 150 de cor preta, sem placa de identificação.

O rastreamento segue em andamento. Qualquer informação pode ser repassada pelos canais oficiais 181 (Disque Denúncia) ou 190 (Emergência Policial). O sigilo é garantido!

REDS

2025-004632620-001 POLÍCIA MILITAR PRENDE UM DOS AUTORES DE HOMICIDIO CONSUMADO EM UBÁ

LOCAL

UBÁ –  Rua Conselheiro Augusto Cesár - Centro

DATA

30/01/2025

HORA

13h35min

Síntese


A Polícia Militar foi acionada após relatos de disparos de arma de fogo, resultando em uma vítima caída ao solo. Testemunhas informaram que os autores seriam dois indivíduos em uma motocicleta de cor escura, modelo 150 cilindradas.

Com o apoio do sistema Olho Vivo, os militares visualizaram uma motocicleta com as mesmas características trafegando em alta velocidade e na contramão, em direção ao bairro São Domingos. A partir da identificação da placa, os policiais localizaram o endereço do proprietário e, durante rastreamento, encontraram a motocicleta na residência de um suspeito.

Após análise de imagens de câmeras de segurança, foi possível identificar um dos envolvidos, que foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia Civil. A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.

O rastreamento segue em andamento para capturar o segundo suspeito. Denúncias podem ser feitas anonimamente pelo 181 ou 190. Sua identidade será preservada.

REDS

2025-004706488-001 POLÍCIA MILITAR PRENDE SUSPEITOS DE TRAFICO DE DROGAS EM VISCONDE DO RIO BRANCO

LOCAL

VISCONDE DO RIO BRANCO –  Rua Ana de Souza Soares – Brasil Novo

DATA

30/01/2025

HORA

15h00min

Síntese


A Polícia Militar recebeu denúncias anônimas sobre a prática de tráfico de drogas no bairro Mutirão e, após diligências, confirmou a veracidade das informações. Durante a incursão, os militares lograram êxito em prender os suspeitos, um homem de 25 e outro de 20 anos e apreender os seguintes materiais: 59 pinos de cocaína, 20 buchas de maconha, 05 munições calibre 9mm, R$ 325,00 em dinheiro e 1 rádio transmissor

Os autores foram presos e conduzidos à Delegacia de Polícia Judiciária de Ubá para as providências cabíveis.

FOTO


 ONUBrasil_Comunicado.png


ONU: Eventos climáticos extremos afetam segurança alimentar de 74% dos países da América Latina e do Caribe

31 janeiro 2025

Lançado por cinco entidades das Nações Unidas nesta segunda (27), o relatório Panorama Regional de Segurança Alimentar e Nutrição 2024 mostra que pelo menos 20 países da região (74% dos analisados) enfrentam alta frequência de eventos climáticos extremos, indicando uma exposição significativa. 

O relatório afirma que a América Latina e o Caribe é a segunda região do mundo mais exposta a eventos climáticos extremos, atrás apenas da Ásia. A exposição a eventos climáticos extremos, como secas, inundações e tempestades, reduz a produtividade agrícola, altera as cadeias de suprimento e aumenta os preços dos alimentos, colocando em risco os avanços na redução da fome e da má-nutrição na região.

O relatório da ONU mostra que a fome afetou 41 milhões de pessoas na América Latina e no Caribe em 2023, representando uma redução de 2,9 milhões em relação a 2022 e de 4,3 milhões em relação a 2021. Essa redução é atribuída à recuperação econômica de diversos países da América do Sul, por meio de programas de proteção social, esforços econômicos pós-pandemia e políticas específicas que visam melhorar o acesso aos alimentos.


O Panorama 2024 informa que a América Latina e o Caribe registraram uma redução na prevalência de fome e insegurança alimentar, sendo a única região no mundo com essa tendência. A prevalência de subalimentação caiu de 6,6% em 2022 para 6,2% em 2023, mantendo a queda observada entre 2021 e 2022. Isso significa que 2,9 milhões de pessoas deixaram de sofrer com a fome na região em comparação ao ano anterior.

Legenda: O Panorama Regional de Segurança Alimentar e Nutrição 2024 informa que a América Latina e o Caribe registraram uma redução na prevalência de fome e insegurança alimentar, sendo a única região no mundo com essa tendência.

Os padrões variáveis do clima e os eventos extremos estão impactando negativamente todas as dimensões da segurança alimentar e reforçando outras causas subjacentes da má-nutrição em todas as suas formas na América Latina e no Caribe, de acordo com o Panorama Regional de Segurança Alimentar e Nutrição 2024. O relatório, publicado nesta segunda (27), afirma que a América Latina e o Caribe é a segunda região do mundo mais exposta a eventos climáticos extremos, atrás apenas da Ásia.

Na região, pelo menos 20 países (74% dos analisados) enfrentam alta frequência desses eventos, indicando uma exposição significativa, e 14 deles (52%) são considerados vulneráveis devido à probabilidade de aumento da subalimentação em função desses fenômenos. O impacto dos extremos climáticos é agravado por desafios estruturais persistentes, como conflitos, desacelerações econômicas e crises, além de fatores como altos níveis de desigualdade, falta de acesso a dietas saudáveis e sua inacessibilidade, e ambientes alimentares não saudáveis.

Segundo o relatório, entre 2019 e 2023, a prevalência da subalimentação aumentou 1,5 ponto percentual em todos os países afetados pela variabilidade climática e eventos extremos. A situação é ainda mais grave em países que enfrentam recessões econômicas. As populações mais vulneráveis são desproporcionalmente impactadas, pois têm menos recursos para se adaptar.

O relatório destaca a necessidade urgente de acelerar ações para desenvolver a resiliência nos sistemas agroalimentares, que são críticos para o progresso da região rumo à eliminação da fome e da má-nutrição em todas as formas. Garantir a sustentabilidade de longo prazo dos sistemas agroalimentares é essencial, diz o documento.

Fome e insegurança alimentar diminuem pelo segundo ano consecutivo

A fome afetou 41 milhões de pessoas na região em 2023, representando uma redução de 2,9 milhões em relação a 2022 e de 4,3 milhões em relação a 2021. Apesar dos avanços regionais, existem disparidades entre sub-regiões. A prevalência da fome aumentou nos últimos dois anos no Caribe, alcançando 17,2%, enquanto se manteve relativamente estável na América Central, em 5,8%.

Alimentação Escolar: com maior programa do mundo, Brasil atende 40 milhões de estudantes por dia São 50 milhões de refeições diariamente e 150 mil escolas atendidas.
Legenda: O relatório Panorama Regional de Segurança Alimentar e Nutrição 2024 aponta que, em 2022, 22,3% das crianças menores de 5 anos no mundo sofreram de atraso no crescimento. Na América Latina e no Caribe, essa prevalência foi estimada em 11,5%, bem abaixo da média global, mas os avanços têm desacelerado nos últimos anos. Foto: O Brasil possui o maior programa de alimentação escolar do mundo, atendendo 40 milhões de estudantes por dia. São 50 milhões de refeições diariamente e 150 mil escolas atendidas.

A insegurança alimentar moderada ou grave também apresentou avanços pelo segundo ano consecutivo, caindo abaixo da média global pela primeira vez em 10 anos. Em total, 187,6 milhões de pessoas enfrentaram insegurança alimentar na região, 19,7 milhões a menos que em 2022 e 37,3 milhões a menos do que em 2021.

Essa redução é atribuída à recuperação econômica de diversos países da América do Sul, por meio de programas de proteção social, esforços econômicos pós-pandemia e políticas específicas que visam melhorar o acesso aos alimentos.

Ainda assim, a insegurança alimentar afeta de forma mais acentuada grupos como comunidades rurais e mulheres, com a persistência de uma elevada desigualdade de gênero na região, acima da média global.

Custo e acesso a dietas saudáveis

A região ainda apresenta o custo mais elevado para uma dieta saudável em comparação a outras partes do mundo, chegando a 4,56 dólares PPC por pessoa ao dia, enquanto a média global é de 3,96 dólares PPC. Como consequência, 182,9 milhões de pessoas na região não conseguem acessar esse tipo de dieta.

Em 2022, 27,7% da população regional não teve acesso a uma dieta saudável. No Caribe, 50% da população foi impactada pelo alto custo; na América Central, a taxa foi de 26,3%, e na América do Sul, 26%.

O desafio da má-nutrição frente à variabilidade climática

No evento de lançamento do relatório, o subdiretor geral e representante regional da FAO para a América Latina e o Caribe, Mario Lubetkin, ressaltou: “A variabilidade do clima e os eventos extremos são uma ameaça à estabilidade da segurança alimentar e da nutrição” e acrescentou a importância de implementar uma resposta integrada, baseada em políticas e ações que fortaleçam a resiliência dos sistemas agroalimentares.

O relatório aponta que, em 2022, 22,3% das crianças menores de 5 anos no mundo sofreram de atraso no crescimento. Na América Latina e no Caribe, essa prevalência foi estimada em 11,5%, bem abaixo da média global, mas os avanços têm desacelerado nos últimos anos.

Além disso, 5,6% das crianças menores de cinco anos no mundo estavam acima do peso em 2022, enquanto na América Latina e no Caribe esse número foi de 8,6%, 3 pontos percentuais acima da média global. A região também enfrenta uma aceleração mais rápida nesse indicador, especialmente na América do Sul.

Outro ponto crítico identificado é o acesso econômico limitado a dietas saudáveis. Em 2022, 182,9 milhões de pessoas na região não podiam pagar por uma dieta saudável, embora tenha havido uma melhora de 2,4 pontos percentuais em relação a 2021, o que significa que 14,3 milhões de pessoas a mais puderam acessar essas dietas.


Roxana, do norte de Morazán, em El Salvador, é apaixonada por sua terra e se dedica a melhorar a vida rural por meio da agricultura sustentável, da diversidade de culturas e da troca de sementes, fortalecendo as comunidades de sua região. Seu trabalho demonstra como o amor pela terra pode impulsionar o desenvolvimento rural. Crédito: ©FAO/Mario Araujo.

Legenda: Roxana, do norte de Morazán, em El Salvador, é apaixonada por sua terra e se dedica a melhorar a vida rural por meio da agricultura sustentável, da diversidade de culturas e da troca de sementes, fortalecendo as comunidades de sua região. Seu trabalho demonstra como o amor pela terra pode impulsionar o desenvolvimento rural.
Foto: ©FAO/Mario Araujo.

Conclusão e desafios futuros

O relatório enfatiza a necessidade de acelerar os investimentos e ações para fortalecer a capacidade dos sistemas agroalimentares, priorizando populações vulneráveis e expostas a eventos climáticos extremos.

Sobre o relatório 

Panorama Regional de Segurança Alimentar e Nutrição é uma publicação que apresenta uma atualização sobre a situação da segurança alimentar e da nutrição na América Latina e no Caribe.

O relatório é fruto de um trabalho conjunto da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPS/OMS), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (WFP, na sigla em inglês).

Para saber mais, acesse a página do Panorama 2024 em português e faça o download da publicação completa (em inglês ou espanhol).  

Contato para imprensa: 

 

QUARTA REGIÃO DE POLÍCIA MILITAR

VIGÉSIMO PRIMEIRO BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR

AGÊNCIA LOCAL DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

SÍNTESE DAS OCORRÊNCIAS 


REDS

2025-004481975-001 POLÍCIA MILITAR PRENDE FORAGIDO DA JUSTIÇA EM GUIDOVAL

LOCAL

GUIDOVAL – Sítio Boa Vista – Zona Rural

DATA

29/01/2025

HORA

15h00min

Síntese


A Polícia Militar foi acionada por um oficial de justiça para cumprir um mandado de prisão contra um homem de 35 anos, que estaria residindo em um sítio na zona rural. No local, o indivíduo foi localizado, abordado e preso. Após os procedimentos médicos de praxe, ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis.

REDS

2025-004499770-001 POLÍCIA MILITAR PRENDE FORAGIDO DA JUSTIÇA

LOCAL

UBÁ –  Av. Comendador Jacinto Soares de Souza Lima – Dico Teixeira

DATA

29/01/2025

HORA

17h00min

Síntese


Durante patrulhamento, a Polícia Militar identificou um homem de 42 anos, conhecido por envolvimento em crimes contra o patrimônio. Ao realizar a abordagem, os militares confirmaram a existência de um mandado de prisão em aberto contra ele. O indivíduo foi conduzido ao hospital para os procedimentos de praxe e, em seguida, encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis.

REDS

2025-004538333-001 POLÍCIA MILITAR REGISTRA ROUBO CONSUMADO

LOCAL

UBÁ –  Rod LMG850 – Km 03

DATA

29/01/2025

HORA

20h00min

Síntese


A Polícia Militar foi acionada por um homem de 34 anos que relatou ter sido vítima de um assalto enquanto transitava pela rodovia. Segundo a vítima, dois indivíduos em uma motocicleta o abordaram, e o garupa, armado, ordenou que parasse e entregasse seu veículo, uma NXR 160 Bros. Após o roubo, os criminosos fugiram em direção à cidade de Rodeiro. Até o momento, os autores não foram localizados. A Polícia Militar solicita que qualquer informação seja repassada pelos canais oficiais 181 (Disque Denúncia) ou 190 (Emergência), garantindo o sigilo do denunciante.


Celso Medeiros Maximus. Tecnologia do Blogger.

VIGÉSIMO PRIMEIRO BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR AGÊNCIA LOCAL DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

  QUARTA REGIÃO DE POLÍCIA MILITAR VIGÉSIMO PRIMEIRO BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR AGÊNCIA LOCAL DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL SÍNTESE DAS OCO...

Arquivo do blog

Pesquisar este blog

Translat

A

Paginas

Sobre