O Kremlin anunciou esta quinta-feira que as quatro regiões da Ucrânia que realizaram referendos sobre a adesão à Rússia serão incorporadas no país na sexta-feira. Duas dessas regiões - Lugansk e Donetsk - já tinham sido reconhecidas como estados independentes por parte de Moscovo, antes do início da invasão.
Esta quinta-feira, porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, adiantou ainda que o Presidente russo, Vladimir Putin, participará numa cerimónia em que as regiões se tornarão oficialmente russas.
Peskov disse aos jornalistas que os líderes das quatro regiões - onde os referendos terminaram na terça-feira - assinarão os tratados para se juntarem à Rússia durante a cerimónia de sexta-feira no Kremlin.
A anexação oficial já era esperada após a votação nas áreas sob ocupação russa na Ucrânia, cujos habitantes, alegou Moscovo, apoiavam esmagadoramente a anexação formal destes territórios pela Rússia.
Depois do Kremlin confirmar a anexação das quatro regiões ucranianas de Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporijia, começaram os preparativos para a festa.
Esta cerimónia tem a oposição da Ucrânia e dos seus aliados - incluindo a União Europeia -, que não reconhecem a legalidade das consultas populares.
as informações são de sicnoticias.com